MARIA DE FÁTIMA MENDONÇA HOLMES. PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/11/2006

 1v. 139p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): João Francisco de Souza

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPE

 

Palavras - chave:

 Prática Pedagógica Escolar; Ressocialização;Ludicidade

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:

 

GILDEMARKS COSTA E SILVA

 

 

Linha(s) de pesquisa: Formação de Professores e Prática Pedagógica  Entende a prática pedagógica como a materialização de projetos e processos educativos, em diversos espaços de aprendizagem e níveis de ensino. São temas abordados: relação conhecimento, cultura e currículo, cotidiano escolar, formação e trabalho docente.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Este estudo buscou na reflexão, análise e intervenção da prática pedagógica escolar experenciadas na sala de aula, situações didáticas que permitissem na articulação dos saberes popular e científico, uma evolução a novas sínteses, a um conhecimento diferente mediadas pela ludicidade. As relações solidárias que se manifestaram através da atividade lúdica, promoveram o respeito às. diferenças sociais e culturais e, possibilitaram a construção coletiva de um ambiente favorável à aprendizagem e ao ensino. A ação pedagógica requereu uma intervenção estruturante no processo de edificação do conhecimento, tomando como "norte" da prática pedagógica escolar, a construção de uma teoria da prática focada na reflexividade da e na prática social, ressocializada no diálogo intercultural dos atores envolvidos no espaço escolar. Evidenciamos na pesquisa, tornar-se possível uma educação que não apenas se reduza ao ensino; mas, ao propor teorias e metodologias educacionais que contribuam para a formação e o desenvolvimento físico e moral do ser humano, contribuam também, para a formação de sua integralidade. Forja-se nesse processo, a autonomia do sujeito ao fazer uso de conhecimentos e informações; instrumentaliza-o a serviço de sua humanização enquanto projeto de vida. É nesse diálogo intercultural, na ressocialização dos saberes que veiculam na territorialidade da sala de aula com os I seus sujeitos, que abre-se espaço para a re-elaboração crítica dessas práticas. Essa possibilidade de refletir, agir, constatar, rever, olhar para perceber agora o antes não visto, pensar o descoberto, criar outros caminhos na reinvenção da prática (Souza, 2004); "é [ ... ] o caso das práticas, que visualizam participação, investigação e ção educativas como momentos de um mesmo processo (Gajardo, 1984, p, 15)", não negando a anterior, mas recuperando o anterior (re)significado, ressocializado e reincorporado em um novo projeto pela superação (Souza, 2004). Refletindo, pois, sobre a prática pedagógica e sua (re)significação, construímos nesse caminho uma teoria da prática pedagógica mediada pela ludicidade que oportunizou a promoção de relações solidárias, afetivas, que permitisse aos sujeitos a participação e o envolvimento na prática escolar de forma prazerosa; revelando e contribuindo para a construção das subjetividades que se objetivam enquanto conteúdo concreto da realidade e para os quais necessita "de um conhecer solidário com o atuar e este com aquele. É exatamente esta unidade dialética a que gera um atuar e um pensar certos na e sobre a realidade para transformá-Ia" (FREIRE, 1981, p. 22-23). Concluindo que é possível uma Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos mediada por atividades lúdicas como dispositivos de diferenciação pedagógica, possibilitando o desenvolvimento e a concretização de alguns aspectos da ludicidade, enquanto uma dimensão fundamental do ser humano, sem do desenvolvimento da qual nunca seremos um ser humano integral nem estaremos frente a uma ser humano integral, homem ou mulher, velho, criança, jovem ou adolescente profissional dessa ou daquela atividade amoroso e expansivo. Eis um desafio para professores e professoras, enfim para educadoras e I educadores de todas e quais modalidades em que se concretizam os processos educativos, inclusive, portanto, também os escolares em quaisquer de seus níveis ou dimensões. Por esta razão, a nossa opção pela investigação-ação-participante, nesta pesquisa, numa classe do módulo II da Educação de Jovens e Adultos, numa escola municipal do Jaboatão dos Guararapes, A Prática Escolar Mediada Pela Ludicidade.