Luiza de Miranda e Lemos. A CUT E A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS
TRABALHADORES: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO SEMEAR NO RIO DE JANEIRO..
01/07/2005
1v. 200p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Sonia Maria Rummert
Biblioteca Depositaria: bibliteca
central do gragoatá
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos do Campo;
Formação da CUT
Banca examinadora:
Gaudencio Frigotto
Maria Lídia Souza da Silveira
Linha(s) de pesquisa:
O mundo do trabalho e a formação humana Centra-se em temas
vinculados aos fundamentos econômicos, culturais, políticos e sociais do
trabalho e dos processos formativos humanos.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Idioma(s): Português
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa tem como tema os limites e
contribuições dos projetos de Formação Profissional, implementados pela Central
Única dos Trabalhadores, inseridos no âmbito do PLANFOR. Estes projetos se
propõem a construir uma metodologia que potencialize a construção de uma
Educação Integral, forjada pela classe trabalhadora, em que a formação
profissional se articule com a educação básica. O objeto desta pesquisa é um
estudo de caso do Projeto Semear no Rio de Janeiro, executado pela Central
Única dos trabalhadores, por meio da Escola Sindical 7 de Outubro, como parte
do Programa Nacional de Qualificação Profissional/CUT, no âmbito do PLANFOR.
Para esta pesquisa foi analisado projeto de elevação de escolaridade e formação
profissional, com trabalhadores e trabalhadores rurais, em três comunidades
rurais do Rio de Janeiro.