Luiza de Miranda e Lemos. A CUT E A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS TRABALHADORES: UM ESTUDO DE CASO DO PROJETO SEMEAR NO RIO DE JANEIRO.. 01/07/2005

 1v. 200p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): Sonia Maria Rummert

 Biblioteca Depositaria: bibliteca central do gragoatá

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos do Campo; Formação da CUT

 

 Banca examinadora: 

 Gaudencio Frigotto

 

 Maria Lídia Souza da Silveira

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 O mundo do trabalho e a formação humana  Centra-se em temas vinculados aos fundamentos econômicos, culturais, políticos e sociais do trabalho e dos processos formativos humanos.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:  CAPES - DS

 

 

Idioma(s): Português

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa tem como tema os limites e contribuições dos projetos de Formação Profissional, implementados pela Central Única dos Trabalhadores, inseridos no âmbito do PLANFOR. Estes projetos se propõem a construir uma metodologia que potencialize a construção de uma Educação Integral, forjada pela classe trabalhadora, em que a formação profissional se articule com a educação básica. O objeto desta pesquisa é um estudo de caso do Projeto Semear no Rio de Janeiro, executado pela Central Única dos trabalhadores, por meio da Escola Sindical 7 de Outubro, como parte do Programa Nacional de Qualificação Profissional/CUT, no âmbito do PLANFOR. Para esta pesquisa foi analisado projeto de elevação de escolaridade e formação profissional, com trabalhadores e trabalhadores rurais, em três comunidades rurais do Rio de Janeiro.