Francisca de Lourdes dos Santos Leal. A prática pedagógica de professores alfabetizadores de jovens e adultos
em teresina: dilemas e desafios. 01/12/2002
1v. 134p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Marlene Araújo de Carvalho
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco
Palavras - chave:
Educação
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
Linha(s) de pesquisa:
Ensino, formação do professor e práticas pedagógicas Desenvolve análises sobre questões relacionadas à formação e práticas pedagógicas do educador, procurando construir conhecimentos de sua identidade profissional, consubstanciados em saberes, praticas, profissionalidade e políticas docentes.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo objetivou analisar a prática pedagógica de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos, identificando os elementos teórico-metodológicos que estão presentes na prática docente e suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem da língua escrita. O campo de investigação do trabalho foram seis escolas da rede municipal de Teresina que atendem a jovens e adultos na primeira série. Essas foram escolhidas por apresentarem organização do trabalho pedagógico e por demonstrarem interesse em melhorar a prática educativa. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras de primeira série que atuam nas escolas pesquisadas. Na investigação realizada a metodologia foi a qualitativa do tipo interpretativo. Utilizamos, para coletar os dados, a observação em sala de aula e a entrevista. A análise dos dados nos encaminhou a algumas conclusões, destacando-se as seguintes: as professoras apresentaram duas visões opostas de alfabetização: uma concebe a alfabetização como processo que permite aos alfabetizandos inserirem-se nas práticas sociais de leitura e escrita; a outra, refere-se apenas ao saber ler e escrever. Concluímos também que, além de a concepção de ensino e de aprendizagem manifestada pelas professoras direcionar sua forma de conduzir o processo de aquisição da língua escrita; a sua formação inicial está centrada no modelo de racionalidade técnica e que, na prática pedagógica desenvolvida por elas, predomina a reprodução desse modelo de formação.