DINORÁ DE CASTRO GOMES. A ‘Escola Municipal Flor do Cerrado’: uma
experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia.
01/09/2006
1v. 1p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA DE ARAÚJO NEPOMUCENO
Biblioteca Depositaria: SISTEMAS DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos, Secretaria Municipal de Educaç
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARIA DE ARAÚJO NEPOMUCENO
MARIA MARGARIDA MACHADO
MARIA TEREZA CANEZIN GUIMARÃES
Linha(s) de pesquisa:
Escola, Sociedade e Cultura Temas relacionados com a educ. e suas relações com a sociedade, a cultura e suas implicações teóricas e epistemológicas. Estudos teóricos e projetos relacionados c/ componentes sociais, culturais e históricos como espaços definidores de prát. educativas.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O tema deste trabalho inscreve-se na discussão da educação de adolescentes, jovens e adultos da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia. Teve como objetivo entender como vêm se dando as relações entre a proposta de educação de jovens e adultos da RME de Goiânia e o Projeto Político-Pedagógico proposto pelas escolas dessa rede. Traz como tema central “A ‘Escola Municipal Flor do Cerrado’: uma experiência de educação de adolescentes, jovens e adultos em Goiânia”. Essa é uma das 41 escolas envolvidas em um projeto de pesquisa intervencionista para a construção da Proposta Político-Pedagógica para a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da referida Rede. Optou-se, neste trabalho de pesquisa, pela investigação do Projeto Político-Pedagógico da ‘EMFC’ proposto a seus alunos adolescentes, jovens e adultos da 5ª a 8ª série do turno noturno, entre 2001 e 2005. Essa investigação se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e foi desenvolvida por meio da consulta bibliográfica que trata da temática em questão; da pesquisa documental (fontes oficiais e institucionais) e da pesquisa in loco. Entre os instrumentos utilizados destaca-se a entrevista com vários sujeitos da escola investigada, selecionados à luz dos objetivos e do problema da pesquisa. A exposição desta pesquisa foi organizada em três capítulos. No primeiro, foi apresentada a Região Metropolitana de Goiânia com dados atuais sobre essa região, situando a educação de jovens e adultos nesse contexto. Foi apresentada também a Proposta Político–Pedagógica para a EAJA, da RME de Goiânia – 2005, sua organização interna, sua concepção teórico-filosófica, os vínculos e as rupturas dessa proposta com os organismos internacionais comprometidos com o projeto neoliberal. Discute, ainda, a ‘Base Curricular Paritária’ como elemento de fundamental importância para as mudanças que a proposta investigada vem buscando pôr em andamento. O segundo capítulo, além de apresentar a ‘EMFC’: seus recursos materiais, seus aspectos físicos e sua história, buscando sempre uma sintonia com a educação de jovens e adultos, focaliza o seu entorno: o bairro ‘Canto Goiano’, onde a Escola se localiza, e a ‘Vila da Mata’, adjacência de posse urbana, onde reside a maioria de seus alunos. O capítulo três apresenta os alunos, os professores e o quadro pedagógico-administrativo da ‘EMFC’. Ele traça a tessitura interna dessa escola, revelando os vínculos entre os sujeitos que a constituem, o seu projeto político-pedagógico e a proposta de EAJA da RME de Goiânia: seus passos, compassos e descompassos. Os resultados obtidos indicam que a proposta investigada pretende, e, mais do que isso, busca ser uma maneira de atender as especificidades e os interesses dos alunos da EAJA, direcionando a prática educativa realizada com esses alunos para um caminho que já não é mais o do supletivo. Verificou-se, portanto, que é possível uma atuação pedagógica articulada com as classes subalternas e que sinaliza na direção de uma educação específica, crítica, democrática e capaz de contribuir para a transformação da sociedade.