LUIZ, Mara de Oliveira Rodrigues. A memória operacional e aquisição de leitura em analfabetos adultos 2003. 114 p. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo

 

 Orientador: Gilberto Fernando Xavier

 

 Local: São Paulo

 

 Link: http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/TES/FULL/1321046?

 

 Assunto:

 

1. Memória

2. Leitura

3. Alfabetização

3. Adultos

 

 Resumo:   

 

A memória operacional é responsável pelo armazenamento temporário e processamento das informações para a realização de tarefas cognitivas como raciocínio, compreensão e resolução de problemas. Admite-se que ela seja formada pela central executiva e dois subsistemas de apoio: a alça fonológica e a alça visuoespacial. No presente estudo avaliou-se a memória operacional em 40 voluntários analfabetos adultos em diferentes estágios do processo de aquisição da leitura, antes e após oito meses de alfabetização. Foram investigadas as funções das alças fonológica e visuoespacial através de tarefas como repetição de não palavras, recordação de dígitos, recordação de listas de palavras e do nome de figuras, consciência fonológica, reconhecimento de matrizes visuais contendo formas e letras, entre outras. Os resultados mostraram que houve melhora importante do desempenho dos participantes após o período de alfabetização, na realização das tarefas fonológicas e visuoespaciais. Portanto, o processo de alfabetização de adultos analfabetos contribui para ocasionar modificações no sistema de memória operacional.