LUIZ,
Mara de Oliveira Rodrigues. A memória operacional e aquisição de leitura em
analfabetos adultos 2003. 114 p. Dissertação (Mestrado). Universidade de São
Paulo
Orientador: Gilberto Fernando Xavier
Local: São Paulo
Link: http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/TES/FULL/1321046?
Assunto:
1. Memória
2. Leitura
3. Alfabetização
3. Adultos
Resumo:
A memória operacional
é responsável pelo armazenamento temporário e processamento das informações
para a realização de tarefas cognitivas como raciocínio, compreensão e
resolução de problemas. Admite-se que ela seja formada pela central executiva e
dois subsistemas de apoio: a alça fonológica e a alça visuoespacial.
No presente estudo avaliou-se a memória operacional em 40 voluntários
analfabetos adultos em diferentes estágios do processo de aquisição da leitura,
antes e após oito meses de alfabetização. Foram investigadas as
funções das alças fonológica e visuoespacial
através de tarefas como repetição de não palavras, recordação de dígitos,
recordação de listas de palavras e do nome de figuras, consciência fonológica,
reconhecimento de matrizes visuais contendo formas e letras, entre outras. Os
resultados mostraram que houve melhora importante do desempenho dos
participantes após o período de alfabetização, na realização das tarefas
fonológicas e visuoespaciais. Portanto, o processo de
alfabetização de adultos analfabetos contribui para ocasionar modificações no
sistema de memória operacional.