JORGE GERARDO NOBLEGA. SUBJETIVIDADE E TEXTO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS/AS.. 01/02/2001

 1v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ROSA MARIA HESSEL SILVEIRA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO

 

Palavras - chave:

 educação adultos, subjetividade, textos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 JORGE LARROSA BONDIA

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 3: CULTURA, CURRÍCULO E SOCIEDADE  X

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação pretende problematizar os textos de adultos/as no processo escolar como um espaço de significados ou como um campo discursivo de embates de significação. Portanto, investigar as representações que os educandos constituíram, nas suas trajetórias de vida, do processo de alfabetização. A proposta é a descentralização dos textos como objeto de estudo para investigar as formas subjetivas e culturais que eles efetivam no processo de alfabetização. Deste modo, a partir das histórias escritas, problematizar os sentidos que estas apresentam como um recorte de autonarrativa, de identidade, de auto-interpretação, de intertextualidade, de polifonia e de políticas do discurso, procurando as formas lingüísticas com as quais instituímos nossas subjetividades.