JORGE GERARDO NOBLEGA. SUBJETIVIDADE
E TEXTO: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS/AS.. 01/02/2001
1v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ROSA MARIA HESSEL SILVEIRA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Palavras - chave:
educação adultos, subjetividade, textos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JORGE LARROSA BONDIA
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 3: CULTURA, CURRÍCULO E SOCIEDADE X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação pretende problematizar os textos de adultos/as no processo escolar como um espaço de significados ou como um campo discursivo de embates de significação. Portanto, investigar as representações que os educandos constituíram, nas suas trajetórias de vida, do processo de alfabetização. A proposta é a descentralização dos textos como objeto de estudo para investigar as formas subjetivas e culturais que eles efetivam no processo de alfabetização. Deste modo, a partir das histórias escritas, problematizar os sentidos que estas apresentam como um recorte de autonarrativa, de identidade, de auto-interpretação, de intertextualidade, de polifonia e de políticas do discurso, procurando as formas lingüísticas com as quais instituímos nossas subjetividades.