Albino Trevisan. Desenhando, lendo e escrevendo - deles: uma proposta metodológica de alfabetizar. 06/08/2007

 

1v. 201 p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 

Orientador: MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS

 

Biblioteca Depositária: Repositório PUC-RS

 

 

Palavras- Chave:

 

Metodologias; Práticas de Ensino; Proposta Metodológica; Teorias de Alfabetização; Letramento; Desenhos; Pictografias; Ícones; Morfemas; Contextos Sintáticos e Frasais; Forma sintática; sintaxe; Forma lexical léxico.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:                                                                                                     

MARIA EMÍLIA AMARAL ENGELS                                                                                                     

VERA WANNMCHER PEREIRA                                                                                                       

JUAN JOSÉ MOURIÑO MOSQUERA

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pelo autor no trabalho.

 

Dependência administrativa

 

Particular                                                                                          

 

 

Resumo tese/dissertação:

Para quem acompanha e vivencia a história da alfabetização dá-se conta que esta se constitui numa problemática muito antiga. Na atualidade existem diversas teorias de alfabetizar, diferenciadas entre si. Há diferença entre a proposta teórica e a prática, daquele que vivencia o cotidiano da sala de aula, pois em geral, os teóricos propõem e o professor realiza a prática. Diante de tal realidade nesta dissertação se apresenta outra versão-resposta entre teorias e práticas. Pretende-se que Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar venha ser um passo adiante na solução das problemáticas das metodologias do ensino da leitura e da escrita. Nesta, parte-se de desenhos, pictografias, o recurso a contextos sintáticos e frasais para introduzir o aluno na aprendizagem e à plena posse do letramento. Em si, a metodologia envolve o desenho, a escrita e a leitura numa cuidadosa e progressiva forma de passar do desenho para a escrita convencional. Para fins metodológicos o desenho deixa de aparecer no corpo da escrita à medida que o aluno sabe ler sem a necessidade do auxílio deste, ou seja, o saber desenhar do aluno, aos poucos, como prática, é substituído pelo seu saber ler e escrever efetivos. As teorias básicas desenvolvidas foram de Decroly, Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur, entre outros, incluídos lingüistas. O problema investigado foi: - Como os professores percebem o desenvolvimento e os resultados de aplicação do Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de alfabetizar? A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de "estudo de caso", amparado no paradigma construtivista e os dados foram coletados junto aos professores, coordenadores, pais e alunos de duas escolas maristas e uma leiga, que aplicaram o método neste período da investigação e os dados foram trabalhados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987). Emergiram da análise dos achados as categorias metodologia de alfabetização, relações interpessoais e o lúdico e a aprendizagem. Os resultados revelaram uma enorme satisfação dos adultos com a metodologia, que caracterizaram como sendo facilitadora da apropriação da leitura e da escrita pelos alunos, envolvendo-os de uma forma prazerosa e relacionando a família, professores e alunos. As professoras destacam de modo especial a boa qualidade leitora que o método gera. Algumas mães reforçaram a idéia de que elas revisam sua leitura e escrita ou começaram a alfabetizar-se por trabalharem com seus filhos. Sem dúvida constatou-se um avanço das crianças de 5 a 6anos na aprendizagem da leitura e da escrita.