Albino Trevisan. Desenhando,
lendo e escrevendo - deles: uma proposta metodológica de alfabetizar. 06/08/2007
1v. 201 p. Mestrado. PONTIFÍCIA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL – FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador: MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
Biblioteca Depositária: Repositório
PUC-RS
Palavras- Chave:
Metodologias; Práticas de Ensino;
Proposta Metodológica; Teorias de Alfabetização; Letramento; Desenhos;
Pictografias; Ícones; Morfemas; Contextos Sintáticos e Frasais; Forma
sintática; sintaxe; Forma lexical léxico.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARIA EMÍLIA AMARAL ENGELS
VERA WANNMCHER PEREIRA
JUAN JOSÉ MOURIÑO MOSQUERA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pelo autor no
trabalho.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Para quem acompanha e
vivencia a história da alfabetização dá-se conta que esta se constitui numa
problemática muito antiga. Na atualidade existem diversas teorias de
alfabetizar, diferenciadas entre si. Há diferença entre a proposta teórica e a
prática, daquele que vivencia o cotidiano da sala de aula, pois em geral, os
teóricos propõem e o professor realiza a prática. Diante de tal realidade nesta
dissertação se apresenta outra versão-resposta entre teorias e práticas.
Pretende-se que Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta
metodológica de alfabetizar venha ser um passo adiante na solução das
problemáticas das metodologias do ensino da leitura e da escrita. Nesta,
parte-se de desenhos, pictografias, o recurso a contextos sintáticos e frasais
para introduzir o aluno na aprendizagem e à plena posse do letramento. Em si, a
metodologia envolve o desenho, a escrita e a leitura numa cuidadosa e
progressiva forma de passar do desenho para a escrita convencional. Para fins
metodológicos o desenho deixa de aparecer no corpo da escrita à medida que o
aluno sabe ler sem a necessidade do auxílio deste, ou seja, o saber desenhar do
aluno, aos poucos, como prática, é substituído pelo seu saber ler e escrever
efetivos. As teorias básicas desenvolvidas foram de Decroly,
Vygotsky, Piaget, Freinet, Ricoeur, entre outros,
incluídos lingüistas. O problema investigado foi: -
Como os professores percebem o desenvolvimento e os resultados de aplicação do
Desenhando, lendo e escrevendo - DELES: uma proposta metodológica de
alfabetizar? A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de "estudo de
caso", amparado no paradigma construtivista e os dados foram coletados
junto aos professores, coordenadores, pais e alunos de duas escolas maristas e
uma leiga, que aplicaram o método neste período da investigação e os dados
foram trabalhados por meio de análise de conteúdo (ENGERS,1987).
Emergiram da análise dos achados as categorias metodologia de alfabetização,
relações interpessoais e o lúdico e a aprendizagem. Os resultados revelaram uma
enorme satisfação dos adultos com a metodologia, que caracterizaram como sendo
facilitadora da apropriação da leitura e da escrita pelos alunos, envolvendo-os
de uma forma prazerosa e relacionando a família, professores e alunos. As
professoras destacam de modo especial a boa qualidade leitora que o método
gera. Algumas mães reforçaram a idéia de que elas
revisam sua leitura e escrita ou começaram a alfabetizar-se por trabalharem com
seus filhos. Sem dúvida constatou-se um avanço das crianças de 5 a 6anos na
aprendizagem da leitura e da escrita.