Licia Rosalee Nascimento Moraes de Santana. Interação e letramento: interfaces num contexto de educação de jovens e adultos. 01/04/2006

 2v. 232p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - LETRAS E LINGÜÍSTICA

 Orientador(es): Serafina Maria Simas Pereira de Souza Pondé

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central Reitor Macêdo Costa

 

Palavras - chave:

 Letramento; Interação; Gênero textual; Carta EJA

 

Área(s) do conhecimento: TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

 

Banca examinadora: 

 Kátia Maria Santos Mota

 

Linha(s) de pesquisa:

 Aquisição e Ensino do Português  Estudo e análise dos fatos e processos lingüísticos, com base em diferentes abordagens, relacionados quer à aquisição ou ao ensino da língua materna, quer ao ensino-aprendizagem de português língua estrangeira.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho focaliza a construção do letramento em contexto de educação de jovens e adultos (EJA), tomando por base as interações desenvolvidas em duas classes do REAJA – Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos, programa municipal que implementa a EJA no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Como recorte para a discussão sobre letramento, escolheu-se discutir como o gênero textual carta pessoal é tratado no bojo das interações naquelas turmas, ao par da análise de um corpus constituído de 23 cartas produzidas pelos alunos durante o período de observação de aulas. A pesquisa, de cunho etnográfico, consta, portanto, da análise dos enquadres interacionais e das produções de texto das duas classes investigadas. O cruzamento dos dados levou à constatação de que as produções escritas dos discentes manifestam indícios da compreensão sobre o gênero em pauta, construída nas interações em sala de aula, o que assinala a inserção da escrita em práticas sociais historicamente situadas, em consonância com a perspectiva ideológica de letramento. A fundamentação teórica remete aos postulados no campo da Lingüística Aplicada que tratam de interacionismo, gêneros textuais e letramento, particularmente voltados para a perspectiva do ensino de língua escrita e da EJA.