CLOTILDES DE LOURDES SILVA JAPIASSU HOLANDA. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AVALIANDO UMA TRAJETÓRIA NÃO-FORMAL PARA ALFABETIZAR JOVENS E ADULTOS.. 01/03/2004

 1v. 152p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE UBERABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): EULÁLIA HENRIQUES MAIMONE

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DE UBERABA

 

Palavras - chave:

 Análise textual; educação de jovens, adultos e idosos;

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 MÁRCIA ELIZABETH BORTONE

 

 

Linha(s) de pesquisa:

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS  Este eixo abrange estudos de práticas docentes e processos de formação dos profissionais da educação, em suas articulações com diferentes teorias, enfatizando a formação de professores e formação de formadores dos mesmos.

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

            Esta dissertação está circunscrita à área de Educação, com foco em Formação de Professores e tem por tema a Alfabetização de Jovens e Adultos do Programa Alfabetização Solidária (PAS). A pesquisa apresenta um estudo qualitativo sobre os formadores de professores de D. Pedro II (PI), preparados pelo núcleo Catalão (GO), para alfabetizar jovens e adultos, o que pela filosofia do PAS poderá se desdobrar em um processo de ensinar outros jovens e adultos a ler e a escrever. O problema desta pesquisa pode ser traduzido pela pergunta: "Jovens e adultos sem instrução formal podem ensinar a ler e a escrever outros jovens e adultos?". Diante de tal indagação, o objetivo geral é "averiguar de que modo os formadores do núcleo de D. Pedro II cumprem sua função de alfabetizar jovens e adultos", pois parte-se da hipótese de que, como o PAS orienta os formadores por meio de um método eficiente, pode-se demonstrar que, mesmo sem formação acadêmica, é possível cumprir a contento o Programa Alfabetização Solidária, alfabetizando jovens e adultos que vivem no interior do Estado do Piauí. O referencial teórico busca colocar em relevo a situação sócio-histórica do País para justificar um programa que prescinde do trabalho de profissionais e lança mão de uma estratégia que tem a participação de pessoas de um mesmo ambiente, embora com pouca instrução formal, para alfabetizar a outros de sua comunidade. Para tanto, faz uma breve revisão da proposta de Paulo Freire, desvelando algumas diferenças de contexto e aproximações teóricas entre essas práticas pedagógicas. A amostra foi escolhida no núcleo citado, selecionada entre vinte trabalhos escritos por alfabetizandos. Os resultados obtidos são analisados sob o foco da análise textual com base no princípio de que ler e escrever são capacitações de interação que permitem com que o indivíduo se comunique com o meio e expresse suas idéias.