ANEZIA VIERO. A EDUCAÇÃO DOS PROFESSORES: RECONSTITUINDO AS DIMENSÕES DO TRABALHO DO EDUCADOR DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE PORTO ALEGRE.. 01/08/2001

 1v. 220p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): AUGUSTO NIBALDO SILVA TRIVIÑOS

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial de Educação

 

Email do autor:

 viero@adufrgs.ufrgs.br

 

Palavras - chave:

 professor; formação em serviço; educação de jovens e adulto

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 EDUCAÇÃO PERMANENTE

 

Banca examinadora: 

 ADRIANO NOGUEIRA

 

 CARMEN LÚCIA BEZERRA MACHADO

 

Linha(s) de pesquisa:

 EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO  X

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tece uma análise da formação em exercício dos professores de Educação de Jovens e Adultos constituída no interior da proposta do SEJA de Porto Alegre e alimenta-se da perspectiva que fala de uma Educação de Jovens e Adultos desde o campo do direito social com propostas de educação continuada. O aporte teórico-metodológico para este trabalho é produto de uma articulação entre elementos da análise de discurso da linha francesa e a noção de razão e emoção, diálogo e conflito, desenvolvida por um conjunto de teóricos. A ênfase é na EJA desde a perspectiva da Educação Popular e na formação de professores. Nessa perspectiva, a concepção de ideologia, política e cultura articula-se na argumentação acerca dos procedimentos pedagógicos do cotidiano da Educação de Jovens e Adultos desde um entrelaçamento cotidiano entre razão e emoção que implica em problematizar uma interpretação linear no diálogo entre a proposta teórica do SEJA e sua consecução no interior de um universo multifacetado de jovens e adultos. Ressalta-se, então, que o SEJA, ao ser habitado pela história, molda-se e adquire identidade enquanto ocorre de forma que o processo de formação e a ação do educador se mesclam, sobretudo porque os corpos dos educadores e educandos inscrevem uma história ao mesmo tempo que a modificam, talhando a sua medida.