ANEZIA VIERO. A EDUCAÇÃO DOS
PROFESSORES: RECONSTITUINDO AS DIMENSÕES DO TRABALHO DO EDUCADOR DO SERVIÇO DE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE PORTO ALEGRE.. 01/08/2001
1v. 220p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): AUGUSTO NIBALDO SILVA TRIVIÑOS
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial de Educação
Email do autor:
viero@adufrgs.ufrgs.br
Palavras - chave:
professor; formação em serviço; educação de jovens e adulto
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
EDUCAÇÃO PERMANENTE
Banca examinadora:
ADRIANO NOGUEIRA
CARMEN LÚCIA BEZERRA MACHADO
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho tece uma análise da formação em exercício dos professores de Educação de Jovens e Adultos constituída no interior da proposta do SEJA de Porto Alegre e alimenta-se da perspectiva que fala de uma Educação de Jovens e Adultos desde o campo do direito social com propostas de educação continuada. O aporte teórico-metodológico para este trabalho é produto de uma articulação entre elementos da análise de discurso da linha francesa e a noção de razão e emoção, diálogo e conflito, desenvolvida por um conjunto de teóricos. A ênfase é na EJA desde a perspectiva da Educação Popular e na formação de professores. Nessa perspectiva, a concepção de ideologia, política e cultura articula-se na argumentação acerca dos procedimentos pedagógicos do cotidiano da Educação de Jovens e Adultos desde um entrelaçamento cotidiano entre razão e emoção que implica em problematizar uma interpretação linear no diálogo entre a proposta teórica do SEJA e sua consecução no interior de um universo multifacetado de jovens e adultos. Ressalta-se, então, que o SEJA, ao ser habitado pela história, molda-se e adquire identidade enquanto ocorre de forma que o processo de formação e a ação do educador se mesclam, sobretudo porque os corpos dos educadores e educandos inscrevem uma história ao mesmo tempo que a modificam, talhando a sua medida.