MARTINS,
Patrícia Barcelos. Mundo letrado, mundo desejado: alfabetização e trajetórias
de vida. 2006 145 p.Dissertação (Mestrado).
Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis/SC
Orientador: Sonia
Aparecida Branco Beltrame
Link:
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20063941001010015P7
Assunto:
1. Alfabetização
2. Trabalhador
3. Alfabetização de adultos
Resumo:
Este estudo trata de
uma investigação acerca dos desejos de trabalhadoras e trabalhadores quanto ao
fato de se alfabetizarem. Partindo da perspectiva de que não é somente a
inserção e ascensão profissional que conduzem esses adultos a se alfabetizar,
essa pesquisa buscou conhecer suas expectativas diante de um espaço que os
estimulassem na prática da leitura, da escrita e dos cálculos. Dentre os
trabalhadores participantes do curso de alfabetização desenvolvido por uma
empresa de manutenção e limpeza pública de Florianópolis, foram selecionados
para este estudo quatro sujeitos (três mulheres, e um homem). Esses
protagonistas, pelo relato de suas histórias de vida, contribuíram para o
delineamento de um universo que retratou o ato por se alfabetizar, como um
passo para satisfazer outros desejos tais como: bem-estar pessoal, liberdade,
inclusão e reconhecimento social. Os adultos alfabetizandos
desta pesquisa desejam interagir com outras pessoas não numa relação de
dependência, mas numa relação de troca em que possam compartilhar experiências
e conhecimentos que lhes permitam perceberem-se como agentes capazes de gerirem
suas próprias vidas, para, assim, poderem intervir na sociedade. O desejo por
se alfabetizar se apresenta como um mecanismo para a transposição de obstáculos
que o mundo letrado impõe. Quando o indivíduo busca se alfabetizar, anseia
atender necessidades que perpassam a vida cotidiana. A satisfação dessas
necessidades se configura como um direito, garantido por lei a todos os
cidadãos. A pesquisa apontou que, ao longo de suas vidas, esses sujeitos
criaram estratégias de sobrevivência para dar conta de uma lacuna social. Isso
revela o potencial criativo desses adultos, demonstrando que seus conhecimentos
são elementos fundamentais no exercício de práticas diárias. Além disso, foi
possível compreender o significado que esses indivíduos atribuem ao mundo
letrado quando se trata da conquista de auto-estima mais elevada, bem como por
maior inserção e participação social.