MARTINS, Patrícia Barcelos. Mundo letrado, mundo desejado: alfabetização e trajetórias de vida. 2006 145 p.Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina.Florianópolis/SC

 

Orientador: Sonia Aparecida Branco Beltrame

 

Link: http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20063941001010015P7

 

Assunto:

1. Alfabetização

2. Trabalhador

3. Alfabetização de adultos

 

Resumo:   

Este estudo trata de uma investigação acerca dos desejos de trabalhadoras e trabalhadores quanto ao fato de se alfabetizarem. Partindo da perspectiva de que não é somente a inserção e ascensão profissional que conduzem esses adultos a se alfabetizar, essa pesquisa buscou conhecer suas expectativas diante de um espaço que os estimulassem na prática da leitura, da escrita e dos cálculos. Dentre os trabalhadores participantes do curso de alfabetização desenvolvido por uma empresa de manutenção e limpeza pública de Florianópolis, foram selecionados para este estudo quatro sujeitos (três mulheres, e um homem). Esses protagonistas, pelo relato de suas histórias de vida, contribuíram para o delineamento de um universo que retratou o ato por se alfabetizar, como um passo para satisfazer outros desejos tais como: bem-estar pessoal, liberdade, inclusão e reconhecimento social. Os adultos alfabetizandos desta pesquisa desejam interagir com outras pessoas não numa relação de dependência, mas numa relação de troca em que possam compartilhar experiências e conhecimentos que lhes permitam perceberem-se como agentes capazes de gerirem suas próprias vidas, para, assim, poderem intervir na sociedade. O desejo por se alfabetizar se apresenta como um mecanismo para a transposição de obstáculos que o mundo letrado impõe. Quando o indivíduo busca se alfabetizar, anseia atender necessidades que perpassam a vida cotidiana. A satisfação dessas necessidades se configura como um direito, garantido por lei a todos os cidadãos. A pesquisa apontou que, ao longo de suas vidas, esses sujeitos criaram estratégias de sobrevivência para dar conta de uma lacuna social. Isso revela o potencial criativo desses adultos, demonstrando que seus conhecimentos são elementos fundamentais no exercício de práticas diárias. Além disso, foi possível compreender o significado que esses indivíduos atribuem ao mundo letrado quando se trata da conquista de auto-estima mais elevada, bem como por maior inserção e participação social.