Marluce Cavalcanti Santos. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE TRAIPU-AL. 01/01/2002

 2v. 146p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

 Orientador(es): Jenner Barretto Bastos Filho

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA UFAL E NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO DO PRODEMA

 

Palavras - chave:

 ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, EDUCAÇÃO, DESENV. SUSTENTÁVEL

 

Área(s) do conhecimento: MULTIDISCIPLINAR

 

Banca examinadora: 

 WOJEIECH ANDRZEJ KULESKA

 

Linha(s) de pesquisa:

 Cultura e Política do Desenvolvimento Sustentável  Estudo da multidimensionalidade das relações desenvolvimento-meio amb., sob a ótica da sociedade, cultura, política, poder. Relações local-global, saber e modernidade, articulação entre atores sociais, ordem jurídica e novas estratégias gestionarias.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A proposta deste trabalho é refletir sobre o papel da educação como um dos constitutivos básicos para o desenvolvimento sustentável, a partir da experiência do Programa de Alfabetização Solidária (PAS), em Traipu-AL, no período de 1997 a 2001. Este município, localizado às margens do rio São Francisco, no sertão alagoano, apresentava, em 1997, um baixíssimo índice de desenvolvimento humano (IDH) e um elevado contingente de analfabetos. Tomando como referência tais dados, o governo traipuense assumiu o compromisso, em parceria com o PAS, de reduzir o índice de analfabetismo de então, que era de 62,91% dos jovens com faixa etária entre 15 e 17 anos. O PAS, vinculado ao Programa Comunidade Solidária, do governo federal brasileiro, em nossa hipótese, parece adotar, em seu modelo de parcerias, algumas orientações da AGENDA 21- documento base da Conferência Nacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Considerando, então, que o PAS adota como princípio norteador, um dado conceito de desenvolvimento sustentável, objetivando o atendimento à população sem escolaridade, a redução do analfabetismo e uma aprendizagem em função do desenvolvimento, conduzimos nossa análise acerca da atuação deste Programa, em Traipu. Para tanto, nos embasamos em teóricos da filosofia (ARANHA, 1996; CORBISIER, 1983; BASTOS FILHO, 1998), da educação (MOURA, 2001; GADOTTI e ROMÃO, 2000; FREIRE, 1996;GUTIÉRREZ, 1999), da história da educação (MANACORDA, 1989) e da ética e do desenvolvimento (SACHS, 1993; DOWBOR, 1998; CASTRO, 1996). Como uma conseqüência do estudo teórico, assumimos uma concepção de desenvolvimento sustentável, segundo a qual o caráter ontológico do modelo institucional do PAS, não condiz com o processo de construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista político, econômico, social, ecológico e educacional. Os resultados da pesquisa - obtidos tanto através da observação participante do processo de alfabetização de jovens e adultos, no município de Traipu, como de documentação estatística e histórica - são reveladores de uma política institucional local, de caráter centralizador e autoritário sem pretensões de mudanças. Isso não implica que o PAS tenha sido uma experiência irrelevante. Ele expôs uma complexidade que está muito além das reais possibilidades do Programa. Deste modo, não conseguiu causar qualquer impacto substancial, não contribuindo, portanto, para melhorar um quadro educacional extremamente deficitário. Os nossos resultados são tais que permitem recomendar, com ênfase, que a alfabetização, o conseqüente enfrentamento do analfabetismo e a profusão da educação não se restrinjam, apenas, às políticas do governo. Devem, necessariamente, ser transformadas em política de Estado. Esta, por sua vez, deve ter o caráter permanente, mesmo após a superação do analfabetismo, transformando-se em política de aprimoramento e preparação para a sociedade do conhecimento e da solidariedade.