Marluce Cavalcanti Santos. EDUCAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE
ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE TRAIPU-AL. 01/01/2002
2v. 146p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE
ALAGOAS - DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
Orientador(es): Jenner Barretto Bastos Filho
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA UFAL E
NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO DO PRODEMA
Palavras - chave:
ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, EDUCAÇÃO, DESENV.
SUSTENTÁVEL
Área(s) do conhecimento:
MULTIDISCIPLINAR
Banca examinadora:
WOJEIECH ANDRZEJ KULESKA
Linha(s) de pesquisa:
Cultura e Política do Desenvolvimento
Sustentável Estudo da multidimensionalidade das relações desenvolvimento-meio amb., sob a ótica da sociedade, cultura, política, poder.
Relações local-global, saber e modernidade, articulação entre atores sociais,
ordem jurídica e novas estratégias gestionarias.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A proposta deste trabalho é refletir sobre o
papel da educação como um dos constitutivos básicos para o desenvolvimento
sustentável, a partir da experiência do Programa de Alfabetização Solidária
(PAS), em Traipu-AL, no período de 1997 a 2001. Este município,
localizado às margens do rio São Francisco, no sertão alagoano, apresentava, em
1997, um baixíssimo índice de desenvolvimento humano (IDH) e um elevado
contingente de analfabetos. Tomando como referência tais dados, o governo
traipuense assumiu o compromisso, em parceria com o PAS, de reduzir o índice de
analfabetismo de então, que era de 62,91% dos jovens com faixa etária entre 15
e 17 anos. O PAS, vinculado ao Programa Comunidade Solidária, do governo
federal brasileiro, em nossa hipótese, parece adotar, em seu modelo de
parcerias, algumas orientações da AGENDA 21- documento base da Conferência
Nacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no
Rio de Janeiro, em 1992. Considerando, então, que o PAS adota como princípio
norteador, um dado conceito de desenvolvimento sustentável, objetivando o
atendimento à população sem escolaridade, a redução do analfabetismo e uma
aprendizagem em função do desenvolvimento, conduzimos nossa análise acerca da
atuação deste Programa, em
Traipu. Para tanto, nos embasamos
em teóricos da filosofia (ARANHA, 1996; CORBISIER, 1983; BASTOS FILHO, 1998),
da educação (MOURA, 2001; GADOTTI e ROMÃO, 2000; FREIRE, 1996;GUTIÉRREZ, 1999),
da história da educação (MANACORDA, 1989) e da ética e do desenvolvimento
(SACHS, 1993; DOWBOR, 1998; CASTRO, 1996). Como uma conseqüência do estudo
teórico, assumimos uma concepção de desenvolvimento sustentável, segundo a qual
o caráter ontológico do modelo institucional do PAS, não condiz com o processo
de construção de uma sociedade sustentável do ponto de vista político, econômico,
social, ecológico e educacional. Os resultados da pesquisa - obtidos tanto
através da observação participante do processo de alfabetização de jovens e
adultos, no município de Traipu, como de documentação
estatística e histórica - são reveladores de uma política institucional local,
de caráter centralizador e autoritário sem pretensões de mudanças. Isso não
implica que o PAS tenha sido uma experiência irrelevante. Ele expôs uma
complexidade que está muito além das reais possibilidades do Programa. Deste
modo, não conseguiu causar qualquer impacto substancial, não contribuindo,
portanto, para melhorar um quadro educacional extremamente deficitário. Os
nossos resultados são tais que permitem recomendar, com ênfase, que a
alfabetização, o conseqüente enfrentamento do analfabetismo e a profusão da
educação não se restrinjam, apenas, às políticas do governo. Devem,
necessariamente, ser transformadas em política de Estado. Esta, por sua vez,
deve ter o caráter permanente, mesmo após a superação do analfabetismo,
transformando-se em política de aprimoramento e preparação para a sociedade do
conhecimento e da solidariedade.