Josiel Vieira da Silva. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES-ALUNOS EM PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: da fragilidade da formação inicial à perspectiva de prática reflexiva.. 01/02/2004

 2v. 147p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Afonso Celso Caldeira Scocuglia

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB / Biblioteca do PPGE

 

Palavras - chave:

 Formação-professores; Prática-pedagógica; educação-jovens

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria Eliete Santiago

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo faz uma analise sobre a prática pedagógica de professores-alunos de diversas licenciaturas que lecionam em salas de Educação de jovens e adultos trabalhadores, vinculadas a Programas complementação à escolaridade, tal analise recai também sobre a frágil formação inicial que tais professores adquirem (quando adquirem), para adentrarem no trabalho docente de educação de jovens e adultos. A investigação de natureza qualitativa, valeu-se de duas configurações: 1a.. Observação e entrevistas realizadas junto a professores-alunos de dois programas de educação de jovens e adultos: Projeto Escola Zé Peão-UFPB e Programa de Complementação a Escolaridade/UFPE. A 2a. teórica, reflete o que já há algum tempo vem referendando a pratica pedagógica reflexiva no trabalho de formação de professores, _ como os professores-alunos vivenciam essa prática. A hipótese da necessidade da formação inicial para o trabalho docente em EJA transparece diante dos dados coletados como uma necessidade básica e urgente diante dos quadros educativos que se apresentam no combate ao analfabetismo de jovens e adultos, não permitindo que os futuros professores dessa modalidade de ensino consigam atingir um grau maior de fundamentação teórica para o trabalho docente na mesma; pois as universidades não possibilitam uma relação estreita com o mundo ?prático? ; muitas vezes desarticulada com a realidade da sala de aula. Constata-se que os professores tomam a própria experiência como teoria para solução dos mais diversas situações pedagógicas e a fragilidades dos cursos e dos programas no que diz respeito à formação inicial. A prática reflexiva aparece como fator importantíssimo na formação e conscientização de professores como práticos reflexivos.