Josiel Vieira da Silva. A PRÁTICA
PEDAGÓGICA DE PROFESSORES-ALUNOS
2v. 147p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Afonso Celso Caldeira Scocuglia
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB / Biblioteca do PPGE
Palavras - chave:
Formação-professores; Prática-pedagógica; educação-jovens
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Eliete Santiago
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo faz uma analise sobre a prática pedagógica de professores-alunos de diversas licenciaturas que lecionam em salas de Educação de jovens e adultos trabalhadores, vinculadas a Programas complementação à escolaridade, tal analise recai também sobre a frágil formação inicial que tais professores adquirem (quando adquirem), para adentrarem no trabalho docente de educação de jovens e adultos. A investigação de natureza qualitativa, valeu-se de duas configurações: 1a.. Observação e entrevistas realizadas junto a professores-alunos de dois programas de educação de jovens e adultos: Projeto Escola Zé Peão-UFPB e Programa de Complementação a Escolaridade/UFPE. A 2a. teórica, reflete o que já há algum tempo vem referendando a pratica pedagógica reflexiva no trabalho de formação de professores, _ como os professores-alunos vivenciam essa prática. A hipótese da necessidade da formação inicial para o trabalho docente em EJA transparece diante dos dados coletados como uma necessidade básica e urgente diante dos quadros educativos que se apresentam no combate ao analfabetismo de jovens e adultos, não permitindo que os futuros professores dessa modalidade de ensino consigam atingir um grau maior de fundamentação teórica para o trabalho docente na mesma; pois as universidades não possibilitam uma relação estreita com o mundo ?prático? ; muitas vezes desarticulada com a realidade da sala de aula. Constata-se que os professores tomam a própria experiência como teoria para solução dos mais diversas situações pedagógicas e a fragilidades dos cursos e dos programas no que diz respeito à formação inicial. A prática reflexiva aparece como fator importantíssimo na formação e conscientização de professores como práticos reflexivos.