Maria Elene Mallmann. A essência da Matemática na prática dos
produtores rurais: um estudo Etnomatemático.
01/03/2006
1v. 193p. Mestrado.
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(es):
Renato Pires dos Santos
Biblioteca Depositaria: Martinho Luthero
Palavras
- chave:
Etnomatemática,
Produtores Rurais, Ensino de Matemática
Banca
examinadora:
Ubiratan D?Ambrósio
Linha(s)
de pesquisa:
Educação em Ciências e Matemática para o
Desenvolvimento Sustentável
Esta linha de pesquisa visa investigar e repensar o ensino de
Ciências e Matemática e as tecnologias delas derivadas, tendo o Desenvolvimento
Sustentável como paradigma teórico-prático.
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
A intenção desta pesquisa foi investigar como
pessoas adultas pouco escolarizadas pensam e solucionam problemas matemáticos
presentes em suas vidas e em seus diferentes contextos, a partir de seus
conhecimentos não-formais. É preciso compreender as situações vividas também
por essas pessoas para talvez auxiliar na instauração de novas propostas
metodológicas para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Os
sujeitos da pesquisa são dezesseis produtores rurais com idades entre 23 e 75
anos. A coleta de dados foi realizada de março a setembro de 2005 nas
propriedades dos produtores rurais em quatro municípios do Vale do Taquari –
RS. A investigação, ancorada na perspectiva qualitativa com abordagem fenomenológico-hermenêutica, procurou articular idéias do
pensamento etnomatemático de Ubiratan D´Ambrosio para perceber a
essência da Matemática imbricada nas atividades produtivas do campo.