Maria Elene Mallmann. A essência da Matemática na prática dos produtores rurais: um estudo Etnomatemático. 01/03/2006

 1v. 193p. Mestrado. UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 Orientador(es): Renato Pires dos Santos

 Biblioteca Depositaria: Martinho Luthero

 

 

Palavras - chave:

 Etnomatemática, Produtores Rurais, Ensino de Matemática

 

 

Banca examinadora: 

 Ubiratan D?Ambrósio

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável  Esta linha de pesquisa visa investigar e repensar o ensino de Ciências e Matemática e as tecnologias delas derivadas, tendo o Desenvolvimento Sustentável como paradigma teórico-prático.

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 A intenção desta pesquisa foi investigar como pessoas adultas pouco escolarizadas pensam e solucionam problemas matemáticos presentes em suas vidas e em seus diferentes contextos, a partir de seus conhecimentos não-formais. É preciso compreender as situações vividas também por essas pessoas para talvez auxiliar na instauração de novas propostas metodológicas para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Os sujeitos da pesquisa são dezesseis produtores rurais com idades entre 23 e 75 anos. A coleta de dados foi realizada de março a setembro de 2005 nas propriedades dos produtores rurais em quatro municípios do Vale do Taquari – RS. A investigação, ancorada na perspectiva qualitativa com abordagem fenomenológico-hermenêutica, procurou articular idéias do pensamento etnomatemático de Ubiratan D´Ambrosio para perceber a essência da Matemática imbricada nas atividades produtivas do campo.