MARINA LÚCIA DE CARVALHO PEREIRA.
UM ESTUDO SOBRE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS. 01/12/2002
1v. 178p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE
MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es):
MARIA LÚCIA CASTANHEIRA
Biblioteca Depositaria: BILIOTECA DA FACULDADE
DE EDUCAÇÃO DA UFMG
Palavras - chave:
LETRAMENTO, JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
MARIA LÚCIA CASTANHEIRA
VERA MARIA MASAGÃO RIBEIRO
Linha(s) de pesquisa:
Espaços Educativos, produção e apropriação de
conhecimentos A linha tem por objeto a
investigação de espaços educativos e da prod. e
socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços
educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa insere-se no campo de estudos
sobre letramento de jovens e adultos no Brasil. Tem
por objetivo descrever e analisar o tipo de letramento
que é construído num contexto específico de um Projeto de educação de jovens e
adultos. A pesquisa parte do pressuposto de que o letramento
é uma construção condicionada pelos contextos de uso e aquisição da escrita.
Nesse sentido, buscou acompanhar uma turma de alunos que se encontravam em
processo inicial de alfabetização.O Projeto no qual se desenvolveu a coleta de
dados tem sua origem na organização sindical dos trabalhadores de uma região
operária em Belo
Horizonte. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores,
que nesse ano eram os responsáveis pelo processo de alfabetização, e seis
alunos do grupo de alfabetização inicial. A metodologia utilizada foi a
pesquisa de tipo etnográfico; a coleta de dados teve duração de um ano e
envolveu as técnicas de observação participante, entrevista semiestruturada,
análise documental, e o recurso da gravação em audio.Para
compreender o tipo de letramento que é construído
nesse contexto específico, buscamos captar dois movimentos centrais: o discurso
que os sujeitos possuem em torno da escrita e de seu aprendizado e os eventos
organizados em torno do uso e da aquisição da escrita no processo de alfabetização.A
análise dos dados coletados mostrou que o tipo de letramento
que é construído nesse contexto específico se define a partir de um conjunto de
fatores que se referem principalmente às experiências sociais, culturais e
históricas de relação com a escrita dos sujeitos e aos processos educativos em
torno da aquisição e do uso da escrita pensada no Projeto. A inter-relação
desse conjunto de fatores construiu um tipo de letramento
bastante limitado quanto à aquisição e o uso do sistema de escrita pelos
sujeitos. Isso se deve, principalmente, à organização da prática pedagógica
adotada pelo Projeto. Uma proposta educativa que de fato pretenda desenvolver
em seus educandos uma condição letrada que permita o
efetivo uso da língua escrita tem que considerar uma diversidade de práticas
buscando garantir, entre outras coisas, a construção de conceitos e regras
respeitando uma progressão no grau de complexidade na abordagem do sistema de
escrita.