MARINA LÚCIA DE CARVALHO PEREIRA. UM ESTUDO SOBRE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/12/2002

 1v. 178p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA LÚCIA CASTANHEIRA

 Biblioteca Depositaria: BILIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG

 

Palavras - chave:

 LETRAMENTO, JOVENS E ADULTOS, ALFABETIZAÇÃO

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 MARIA LÚCIA CASTANHEIRA

 

 VERA MARIA MASAGÃO RIBEIRO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Espaços Educativos, produção e apropriação de conhecimentos  A linha tem por objeto a investigação de espaços educativos e da prod. e socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre letramento de jovens e adultos no Brasil. Tem por objetivo descrever e analisar o tipo de letramento que é construído num contexto específico de um Projeto de educação de jovens e adultos. A pesquisa parte do pressuposto de que o letramento é uma construção condicionada pelos contextos de uso e aquisição da escrita. Nesse sentido, buscou acompanhar uma turma de alunos que se encontravam em processo inicial de alfabetização.O Projeto no qual se desenvolveu a coleta de dados tem sua origem na organização sindical dos trabalhadores de uma região operária em Belo Horizonte. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores, que nesse ano eram os responsáveis pelo processo de alfabetização, e seis alunos do grupo de alfabetização inicial. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico; a coleta de dados teve duração de um ano e envolveu as técnicas de observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental, e o recurso da gravação em audio.Para compreender o tipo de letramento que é construído nesse contexto específico, buscamos captar dois movimentos centrais: o discurso que os sujeitos possuem em torno da escrita e de seu aprendizado e os eventos organizados em torno do uso e da aquisição da escrita no processo de alfabetização.A análise dos dados coletados mostrou que o tipo de letramento que é construído nesse contexto específico se define a partir de um conjunto de fatores que se referem principalmente às experiências sociais, culturais e históricas de relação com a escrita dos sujeitos e aos processos educativos em torno da aquisição e do uso da escrita pensada no Projeto. A inter-relação desse conjunto de fatores construiu um tipo de letramento bastante limitado quanto à aquisição e o uso do sistema de escrita pelos sujeitos. Isso se deve, principalmente, à organização da prática pedagógica adotada pelo Projeto. Uma proposta educativa que de fato pretenda desenvolver em seus educandos uma condição letrada que permita o efetivo uso da língua escrita tem que considerar uma diversidade de práticas buscando garantir, entre outras coisas, a construção de conceitos e regras respeitando uma progressão no grau de complexidade na abordagem do sistema de escrita.