SENS, Aracy Santos.Uma proposta teórico-metodológica de estudos sociais
para o programa de Alfabetização Solidária : uma experiência cidadã na formação
de alfabetizadores. 2004. 118
f.. Dissertação (Mestre em Educação e Cultura). Universidade
do Estado de Santa Catarina
Orientador: Sônia
Maria Martins de Melo
Local:
Florianópolis/SC
Link: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=89
Assunto:
1. Educação - Brasil
2. Educação de adultos
3. Educação do adolescente
4. Formação continuada
5. Identidade
6. Memória
7. Cidadania
8. Programas de alfabetização de
adultos
9. Alfabetização Solidária
Resumo:
Esta pesquisa
apresenta a Proposta de Estudos Sociais que foi construída e aplicada pela
pesquisadora para o Programa de Alfabetização Solidária em parceria com a
Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Tem como objetivo
analisar as contribuições que esta Proposta trouxe ao processo de formação dos
alfabetizadores do município de Santa Brígida (BA), numa perspectiva de
alfabetização cidadã. Em 1998
a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do
Itajaí, Rio do Sul, Santa Catarina, firmou parceria com o Programa de
Alfabetização Solidária, que tem como objetivo contribuir para a erradicação do
analfabetismo de jovens e adultos no Brasil e na busca da melhoria da qualidade
de vida da população.Para viabilizar a proposta do
PAS, os docentes do Ensino Fundamental da UNIDAVI foram convidados para atuar
na formação teórico-metodológica dos alfabetizadores de Santa Brígida. Este
município foi escolhido por apresentar, na ocasião, 53% de analfabetos.Todo
o processo de construção, desenvolvimento, aplicação e avaliação da Proposta de
Estudos Sociais foi desencadeado no período de 1998 até o 1º semestre de 2002,
permeado de avaliação "e;in loco"e;, pela pesquisadora, no município
de Santa Brígida. A área de Estudos Sociais, ao nível das classes de
alfabetização, pode possibilitar o aprender a ler o mundo, a expressar na
vivência as experiências, para a construção da noção da vida em sociedade. Como
parte do discurso, da narrativa e da ação, foi utilizada a história de vida do
alfabetizador, como uma forma de resgatar a memória cultural, vista como um dos
suportes essenciais para o encontrar-se dos sujeitos
coletivos, isto é para definição dos laços de identidade. Esta dissertação
apóia-se numa pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo dentro
de uma abordagem dialética, e para tanto se tornou necessária uma consulta a
documentos oficiais, documentos pessoais, publicações e de outras fontes, como
dados estatísticos e entrevistas. Pelos resultados
analisados, percebeu-se que a Proposta de Estudos Sociais abriu um leque de
possibilidades para que os sujeitos da pesquisa entendessem que para lutar
pelos seus direitos é necessário ter uma formação continuada, capaz de
possibilitar conhecimentos para saber e poder argumentar e convencer, para
assim ter uma vida digna, ser sujeito e agente de seu próprio mundo,
profissional cidadão transformador.