SENS, Aracy Santos.Uma proposta teórico-metodológica de estudos sociais para o programa de Alfabetização Solidária : uma experiência cidadã na formação de alfabetizadores. 2004. 118 f.. Dissertação (Mestre em Educação e Cultura). Universidade do Estado de Santa Catarina

 

 Orientador: Sônia Maria Martins de Melo

 

 Local: Florianópolis/SC

 

 Link: http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=89

 

 Assunto:

 

1. Educação - Brasil

2. Educação de adultos

3. Educação do adolescente

4. Formação continuada

5. Identidade

6. Memória

7. Cidadania

8. Programas de alfabetização de adultos

9. Alfabetização Solidária

 

 Resumo:

 

Esta pesquisa apresenta a Proposta de Estudos Sociais que foi construída e aplicada pela pesquisadora para o Programa de Alfabetização Solidária em parceria com a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Tem como objetivo analisar as contribuições que esta Proposta trouxe ao processo de formação dos alfabetizadores do município de Santa Brígida (BA), numa perspectiva de alfabetização cidadã. Em 1998 a Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, Santa Catarina, firmou parceria com o Programa de Alfabetização Solidária, que tem como objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo de jovens e adultos no Brasil e na busca da melhoria da qualidade de vida da população.Para viabilizar a proposta do PAS, os docentes do Ensino Fundamental da UNIDAVI foram convidados para atuar na formação teórico-metodológica dos alfabetizadores de Santa Brígida. Este município foi escolhido por apresentar, na ocasião, 53% de analfabetos.Todo o processo de construção, desenvolvimento, aplicação e avaliação da Proposta de Estudos Sociais foi desencadeado no período de 1998 até o 1º semestre de 2002, permeado de avaliação "e;in loco"e;, pela pesquisadora, no município de Santa Brígida. A área de Estudos Sociais, ao nível das classes de alfabetização, pode possibilitar o aprender a ler o mundo, a expressar na vivência as experiências, para a construção da noção da vida em sociedade. Como parte do discurso, da narrativa e da ação, foi utilizada a história de vida do alfabetizador, como uma forma de resgatar a memória cultural, vista como um dos suportes essenciais para o encontrar-se dos sujeitos coletivos, isto é para definição dos laços de identidade. Esta dissertação apóia-se numa pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativo dentro de uma abordagem dialética, e para tanto se tornou necessária uma consulta a documentos oficiais, documentos pessoais, publicações e de outras fontes, como dados estatísticos e entrevistas. Pelos resultados analisados, percebeu-se que a Proposta de Estudos Sociais abriu um leque de possibilidades para que os sujeitos da pesquisa entendessem que para lutar pelos seus direitos é necessário ter uma formação continuada, capaz de possibilitar conhecimentos para saber e poder argumentar e convencer, para assim ter uma vida digna, ser sujeito e agente de seu próprio mundo, profissional cidadão transformador.