ANA PAULA GOMES. O Ensino de Ciências na educação de Jovens e Adultos: limites, desafios e possibilidades. 01/08/2004

 1v. 158p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/BAURU - EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA

 Orientador(es): JOSÉ MISAEL FERREIRA DO VALE

 Biblioteca Depositaria: Unesp - Bauru

 

Palavras - chave:

 Ciencia; estudo e ensino; aprendizagem; educação de adultos

 

 

Área(s) do conhecimento: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

 

Banca examinadora: 

 JOSÉ CARLOS MIGUEL

 

 MARISA APARECIDA PEREIRA SANTOS

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências  Fazem parte desta linha de pesquisa (a) estudos sobre paradigmas científicos e sobre produçao e validaçao do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e sócio-culturais, tendo em vista a proposição de novos caminhos para o Ensino de Ciênc

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PROAP

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

O presente estudo buscou fazer um ?diagnóstico? do quadro real do Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, centrado na atividade docente, no processo de ensino-aprendizagem e na formação cidadã dos educandos. Procuramos, também, conhecer melhor quem são os professores atuantes no Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, sua formação, suas dificuldades, seus métodos de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados encontrados mais nossas reflexões teóricas, baseadas nos estudos de Paulo Freire sobre Educação de Jovens e Adultos, nos levaram a concluir que a realidade do educando jovem e adulto deve ser utilizada somente como ponto de partida do processo educativo, que é preciso avançar, ou seja, ir além do cotidiano para permitir a criação do conhecimento sistematizado e, consequentemente, o resgate da educação escolar e da cidadania dos educandos jovens e adultos.