ANA PAULA GOMES. O Ensino de Ciências na educação de Jovens e Adultos:
limites, desafios e possibilidades. 01/08/2004
1v. 158p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/BAURU - EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA
Orientador(es): JOSÉ MISAEL FERREIRA DO VALE
Biblioteca Depositaria: Unesp - Bauru
Palavras - chave:
Ciencia; estudo e ensino; aprendizagem; educação de adultos
Área(s) do conhecimento: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Banca examinadora:
JOSÉ CARLOS MIGUEL
MARISA APARECIDA PEREIRA SANTOS
Linha(s) de pesquisa:
Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Fazem parte desta linha de pesquisa (a) estudos sobre paradigmas científicos e sobre produçao e validaçao do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e sócio-culturais, tendo em vista a proposição de novos caminhos para o Ensino de Ciênc
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PROAP
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo buscou fazer um ?diagnóstico? do quadro real do Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, centrado na atividade docente, no processo de ensino-aprendizagem e na formação cidadã dos educandos. Procuramos, também, conhecer melhor quem são os professores atuantes no Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, sua formação, suas dificuldades, seus métodos de trabalho, entre outros aspectos. Os resultados encontrados mais nossas reflexões teóricas, baseadas nos estudos de Paulo Freire sobre Educação de Jovens e Adultos, nos levaram a concluir que a realidade do educando jovem e adulto deve ser utilizada somente como ponto de partida do processo educativo, que é preciso avançar, ou seja, ir além do cotidiano para permitir a criação do conhecimento sistematizado e, consequentemente, o resgate da educação escolar e da cidadania dos educandos jovens e adultos.