FLORIO, Silvio Luiz de. Estudo de caso: a empresa como órgão educacional e agente de mudanças através da adoção de um programa de alfabetização de adultos. 2000. 97 f. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

 Orientador: Onesimo de Oliveira Cardoso

 

 Local: São Paulo/SP

 

 Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/96760

 

 Assunto:

 

1. Ensino profissional

2. Treinamento profissional

3. treinamento profissional

4. Indústria e educação

5. Administração

6. Agroindústria canavieira

 

 Resumo:   

 

Este trabalho é um estudo sobre a adoção de um programa de alfabetização de adultos por uma usina de açúcar e álcool da cidade de Ribeirão Preto. Com o objetivo de observar se a empresa funcionou como um órgão educacional e um agente de mudanças, selecionou-se uma amostra de 30 funcionários/participantes do programa, escolhidosaleatoriamente, conforme sua disponibilidade, para responder o questionário através de entrevista ao vivo pelo pesquisador. Assim como, aplicou-se um questionário específico no representante dos recursos humanos da empresa, afim de obtermos informações a respeito da empresa sobre o programa.Com o uso desses questionários realizou-se uma investigação, de caráter descritivo, sobre diversos aspectos referentes ao programa, em termos de motivos/necessidades, dificuldades, receptividade,percepção e resultados alcançados com o programa.Os resultados obtidos permitem concluir que a empresa com este tipo de ação, representou ser um órgão educacional e um agente de mudanças, visto que, do programa resultaram melhoras significativas nos indicadores de qualidade e produtividade da empresa, e no que dizrespeito aos funcionários/participantes, através de melhorias funcionais e relatos, demonstraram-se satisfeitos com a sua participação e desenvolvimento causado pelo programa em sua vida pessoal e profissional