FLORIO,
Silvio Luiz de. Estudo de caso: a empresa como órgão educacional e agente de
mudanças através da adoção de um programa de alfabetização de adultos. 2000.
Orientador: Onesimo
de Oliveira Cardoso
Local: São Paulo/SP
Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/96760
Assunto:
1. Ensino profissional
2. Treinamento profissional
3. treinamento profissional
4. Indústria e educação
5. Administração
6. Agroindústria canavieira
Resumo:
Este trabalho é um estudo sobre a adoção de um programa de alfabetização de adultos por uma usina de açúcar e álcool da cidade de Ribeirão Preto. Com o objetivo de observar se a empresa funcionou como um órgão educacional e um agente de mudanças, selecionou-se uma amostra de 30 funcionários/participantes do programa, escolhidosaleatoriamente, conforme sua disponibilidade, para responder o questionário através de entrevista ao vivo pelo pesquisador. Assim como, aplicou-se um questionário específico no representante dos recursos humanos da empresa, afim de obtermos informações a respeito da empresa sobre o programa.Com o uso desses questionários realizou-se uma investigação, de caráter descritivo, sobre diversos aspectos referentes ao programa, em termos de motivos/necessidades, dificuldades, receptividade,percepção e resultados alcançados com o programa.Os resultados obtidos permitem concluir que a empresa com este tipo de ação, representou ser um órgão educacional e um agente de mudanças, visto que, do programa resultaram melhoras significativas nos indicadores de qualidade e produtividade da empresa, e no que dizrespeito aos funcionários/participantes, através de melhorias funcionais e relatos, demonstraram-se satisfeitos com a sua participação e desenvolvimento causado pelo programa em sua vida pessoal e profissional