CLARA MARIA ALMEIDA RIOS. Educação de jovens e adultos no Município de
Salvador: relação entre a proposta da Secretaria de Educação e a prática
docente. 01/08/2006
1v. 156p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
Orientador(es): ARNAUD SOARES LIMA JUNIOR
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Luiz Henrique Dias Tavares
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos - Formação Continuada
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Ornélia da Silveira Marques
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS INTELECTUAIS E FORMAÇÃO DO EDUCADOR Estudos voltados à compreensão dos múltiplos fatores/fundamentos necessários à formação do educador face aos desafios da contemporaneidade e, especificamente, as possibilidades inauguradas pelas novas formas de comunicação e informação.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho é um estudo de caso, de base qualitativa, que centra a sua atenção no Programa de Formação Continuada “Parâmetros em Ação,”(oriundo das políticas públicas do Ministério de Educação e Cultura-MEC e aplicado na rede Municipal de Salvador em 2001, para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental I) e suas contribuições para o desenvolvimento profissional e possíveis mudanças da prática pedagógica das professoras. A fundamentação teórica é respaldada nos trabalhos dos estudiosos da linha de Formação do Educador: Nóvoa, Tardif, Charlot, Paulo Freire, Alarcão, Schön, Sonneville, D’Ávila, dentre outros. Tem como campo empírico 04 escolas da rede Municipal de ensino de Salvador-Regional Orla - BA, nas quais trabalham professoras participantes do referido Programa de Formação Continuada. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, observações in situ e análise documental. A análise dos dados focaliza três grupos: os professores (1º grupo), os alunos (2º grupo) e os diretores (3º grupo). Como principais resultados constatou-se que as contribuições do Programa de Formação Continuada foram pouco significativas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, assim como da instituição escolar, pois não possibilitou a ressignificação da prática pedagógica. Porém, foi possível detectar as representações dos sujeitos envolvidos no estudo (professores, alunos e gestores) em relação à EJA no Município de Salvador, especificamente acerca das concepções sobre gestão escolar, escola, ensino, professor e aluno.