SOUZA, Maria Alice
Fernandes de. Da fala à escrita: os saberes da oralidade e o início de produção
da escrita escolar. 2004. Dissertação (Mestrado). Universidade de Barsília - Faculdade de educação. Brasília/DF
Orientador: Stella Maris Bortoni-Ricardo
Link: http://www.teses.cpd.unb.br/qrTesMon.htm]
Palavras-chave: Sociolingüística Educacional. Alfabetização. Competência oral de crianças..
Resumo:
Analisa a integração dos saberes da oralidade de alfabetizandos e o processo de
aquisição da escrita escolar embasado em fundamentos da Sociolingüística Educacional. A pesquisa foi desenvolvida considerando princípios metodológicos da Etnografia Colaborativa Educacional. Foi realizada em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, mais especificamente, em uma sala de alfabetização. Esta sala de aula constitui-se de alunos provenientes de família pertencentes a classes populares. Partiu-se do pressuposto de que muitos professores ficam inseguros a respeito de como intervir de forma produtiva no processo comunicativo em sala de aula e intervêm, por vezes, de forma estigmatizadora em relação à fala do aluno, considerando “erro” aquilo que é apenas diferença entre os “falares”, ou seja, variedades da língua que estão relacionadas aos antecedentes sociolingüísticos. Os alunos, ao chegarem à escola, iniciando sua vida escolar, já são portadores de uma competência comunicativa que viabiliza a sua interação social. Essa competência é construída nos contextos sociais da comunidade e nas redes de interação do aluno e serve de base para a construção de novos saberes adquiridos na escola, principalmente os saberes relacionados à língua escrita. A questão central investigada foi se o conhecimento dos saberes da oralidade dos estudantes de classes de alfabetização pelos professores contribui para o desenvolvimento de estratégias facilitadoras da produção escrita escolar do aluno. Os resultados mostram que os conceitos da Sociolingüística e a adoção de uma pedagogia culturalmente sensível contribuem para dar suporte à mediação pedagógica.