Marisete Mazurek Tebcherani. Estudo da educação básica de jovens e adultos para o ensino médio na rede pública estadual na cidade de Ponta Grossa. 01/03/2001

 1v. 187p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Rosilda Baron Martins

 Biblioteca Depositaria: CIPP

 

Email do autor:

 mmtebche@uepg.br

 

Palavras - chave:

 Formação professores; Educação jovens/adultos; Pol. públicas

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria do Rosário Knechtel

 

 Rosilda Baron Martins

 

Linha(s) de pesquisa:

 Ensino e Educação de Professores  Pretende analisar o fenômeno do ensino e suas implicações na educação de professores, indicando elementos para tomada de decisões relativas a mudanças e inovação no processo ensino-aprendizagem.

 

Dependência administrativa: Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo consiste em analisar a Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Ponta Grossa, visando à compreensão das políticas públicas, que permearam os governos paranaenses no contexto neoliberal. Alguns pontos constituíram as preocupações centrais desta investigação: (1) as origens da educação de adultos como modalidade de educação permanente ou continuada; (2) a educação de jovens e adultos no contexto das políticas públicas e sociais; (3) a formação dos professores para a educação de jovens e adultos; (4) as propostas e projetos determinados pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos - DEJA para os cursos supletivos no Estado do Paraná; (5) os determinantes que levaram à mudança de nomenclatura do Centro de Estudos Supletivos. Nessa perspectiva, procedemos uma construção histórica e teórica sobre a educação de adultos e mais especificamente em relação aos cursos supletivos, tendo em vista à formação dos professores e os aspectos da cidadania que envolvem discentes e docentes. A análise fundamentou-se nas determinações legais que circunscrevem o ensino supletivo de acordo com a Lei n. 5692/71; nas ações do Conselho Estadual de Educação - CEE; na Lei n. 9394/96, que alterou o titulo de Ensino Supletivo para Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio Estadual Senador Correia - Ensino Regular e no Centro de Estudos Supletivos - CES, hoje Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, nos anos de 1999 e 2000. A investigação privilegiou os procedimentos qualitativos, remetendo-nos à metodologia de análise de conteúdo sobre as opiniões que a equipe técnico-pedagógica, os professores e os alunos têm a respeito da modalidade da educação básica para jovens e adultos para o ensino médio. Os resultados obtidos revelaram que em EJA a influência do modelo neoliberal amplia a diminuição da presença do Estado, ocorrendo o processo de descentralização para as administrações municipais; as políticas definidas para a EJA não mobilizam tarefas complexas e desafiadoras como estabelecer alterações curriculares; as limitações para inovar devem-se à falta de espaço físico e infra-estrutura das escolas, as quais não contam com um sistema dinâmico de informatização; a procura crescente pelos cursos por jovens e adultos, para fins de certificação ou ingresso no mercado de trabalho como também pela necessidade de escolarização imposta pelas novas exigências tecnológicas; as transformações ocorridas para a educação de jovens e adultos devem-se às ações do governo e ás mudanças na estrutura econômica da sociedade.