Marisete Mazurek Tebcherani.
Estudo da educação básica de jovens e
adultos para o ensino médio na rede pública estadual na cidade de Ponta Grossa.
01/03/2001
1v. 187p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Rosilda Baron Martins
Biblioteca Depositaria: CIPP
Email do autor:
mmtebche@uepg.br
Palavras - chave:
Formação professores; Educação jovens/adultos; Pol. públicas
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria do Rosário Knechtel
Rosilda Baron Martins
Linha(s) de pesquisa:
Ensino e Educação de Professores Pretende analisar o fenômeno do ensino e suas implicações na educação de professores, indicando elementos para tomada de decisões relativas a mudanças e inovação no processo ensino-aprendizagem.
Dependência administrativa: Estadual
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo consiste em analisar a
Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio na Rede Pública Estadual de
Ponta Grossa, visando à compreensão das políticas públicas, que permearam os
governos paranaenses no contexto neoliberal. Alguns pontos constituíram as
preocupações centrais desta investigação: (1) as origens da educação de adultos
como modalidade de educação permanente ou continuada; (2) a educação de jovens
e adultos no contexto das políticas públicas e sociais; (3) a formação dos
professores para a educação de jovens e adultos; (4) as propostas e projetos
determinados pelo Departamento de Educação de Jovens e Adultos - DEJA para os
cursos supletivos no Estado do Paraná; (5) os determinantes que levaram à
mudança de nomenclatura do Centro de Estudos Supletivos. Nessa perspectiva,
procedemos uma construção histórica e teórica sobre a educação de adultos e
mais especificamente em relação aos cursos supletivos, tendo em vista à
formação dos professores e os aspectos da cidadania que envolvem discentes e
docentes. A análise fundamentou-se nas determinações legais que circunscrevem o
ensino supletivo de acordo com a Lei n. 5692/71; nas ações do Conselho Estadual
de Educação - CEE; na Lei n. 9394/96, que alterou o titulo de Ensino Supletivo
para Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa de campo foi realizada no Colégio
Estadual Senador Correia - Ensino Regular e no Centro de Estudos Supletivos -
CES, hoje Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, nos anos de
1999 e