Nelcida Maria Cearon. Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - PRAJA - Visão do Aluno. 01/08/2004

 1v. 100p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 Orientador(es): KAZUMI MUNAKATA

 Biblioteca Depositaria: PUC-SP

 

Palavras - chave:

 Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maurilane de Souza Biccas

 

Linha(s) de pesquisa:

 Escola e Cultura: História e Historiografia da educação  Investiga os processos históricos pelos quais a escola se constituiu como instituição de formação, sem como a forma que assumiu no interior de projetos políticos e culturais distintos. 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação constitui-se de uma pesquisa empírica junto ao Programa de Educação de Jovens e Adultos ?PRAJA, desenvolvido em Teixeira de Freitas e região do extremo sul da Bahia. O Programa teve início em 1988. Com base em Paulo Freire, além de ensinar a ler escrever, objetiva também contribuir com a formação da consciência crítica do educando, tornando-o cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela, transformando-ª A presente pesquisa se propôs ?ouvir? os alfabetizandos do Programa buscando entender: qual o significado da leitura e da escrita para sua vida pessoal, profissional e social? Que aprendizagens ocorreram durante o tempo de permanência no Programa? Qual o uso funcional da escrita e da leitura destes adultos? A concepção de educação desenvolvida pelos movimentos populares, da relação da alfabetização e do analfabetismo com o contexto sócio-histórico, bem como do papel da alfabetização na construção da cidadania norteou a construção desta pesquisa. A análise das entrevistas realizadas junto aos alfabetizandos e monitores bem como dos documentos existentes do Programa forneceu as informações necessárias à realização deste trabalho, para determinar a visão dos alunos em relação a si mesmos e ao Programa.