Nelcida Maria Cearon. Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos - PRAJA - Visão do Aluno.
01/08/2004
1v. 100p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
Orientador(es):
KAZUMI MUNAKATA
Biblioteca Depositaria: PUC-SP
Palavras - chave:
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maurilane de Souza Biccas
Linha(s) de pesquisa:
Escola e Cultura: História e Historiografia da
educação Investiga os processos
históricos pelos quais a escola se constituiu como instituição de formação, sem
como a forma que assumiu no interior de projetos políticos e culturais
distintos.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação constitui-se de uma pesquisa
empírica junto ao Programa de Educação de Jovens e Adultos ?PRAJA, desenvolvido
em Teixeira de Freitas e região do extremo sul da Bahia. O Programa teve início
em 1988. Com base em
Paulo Freire, além de ensinar a ler escrever, objetiva também
contribuir com a formação da consciência crítica do educando, tornando-o cada
vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela,
transformando-ª A presente pesquisa se propôs ?ouvir? os alfabetizandos
do Programa buscando entender: qual o significado da leitura e da escrita para
sua vida pessoal, profissional e social? Que aprendizagens ocorreram durante o
tempo de permanência no Programa? Qual o uso funcional da escrita e da leitura
destes adultos? A concepção de educação desenvolvida pelos movimentos
populares, da relação da alfabetização e do analfabetismo com o contexto
sócio-histórico, bem como do papel da alfabetização na construção da cidadania
norteou a construção desta pesquisa. A análise das entrevistas realizadas junto
aos alfabetizandos e monitores bem como dos
documentos existentes do Programa forneceu as informações necessárias à
realização deste trabalho, para determinar a visão dos alunos em relação a si
mesmos e ao Programa.