Adriana Cristina Souza Leite. Visões de alunos jovens e adultos acerca de suas experiências em aprender ciências. 30/11/2007                                                                            

1v.  83 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.                                                                               

Orientador (es): DANUSA MUNFORD                                                                                                        

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UFMG

 

Palavras - chave:                                                                                                                       

EJA; Educação; Ciência da natureza

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

 

Banca examinadora:                                                                                                       

DANUSA MUNFORD                                                                                                          

MARIA DE FÁTIMA CARDOSO GOMES                                                                                         

JULIO EMILIO DINIZ PEREIRA

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Muito tem-se discutido a respeito da importância de se ensinar Ciências da Natureza na escola. Contudo, são poucos os trabalhos que abordam a questão do ensino-aprendizagem em ciências entre alunos jovens e adultos. Dadas as especificidades destes sujeitos, é fundamental aprofundar o conhecimento nesse sentido. Assim, este estudo investiga visões de estudantes relacionadas as suas experiências em aprender ciências em um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As questões que orientaram a pesquisa foram: quais são as visões de estudantes jovens e adultos acerca da experiência de aprender ciências em um contexto formal de EJA voltado para a formação de professores? Quais visões de aprendizagem desses jovens e adultos emergem no contexto da discussão acerca de suas experiências de aprendizagem? Quais as visões acerca das ciências naturais esses jovens e adultos apresentam? A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, orientada por uma perspectiva naturalista (LINCOLN & GUBA, 1985). Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes. Analisaram-se as entrevistas considerando três eixos, a partir de refernciais teóricos específicos: concepções de aprendizagem (e.g., SFARD, 1998; MARTINEZ et. al., 2000), concepções de aprendizagem em ciências (MILLAR, 2003) e concepções sobre o que é a natureza da ciência (e.g. BARR & BIRKE,1998; PEREZ et. al., 2001; TOBIN et. al., 1995). A maioria das concepções de aprendizagem que emergem das experiências destes estudantes está centrada na aquisição de conhecimentos. Porém, foram identificadas concepções alternativas, quando os estudantes estão inseridos em ambientes que promovem sua participação. Acerca das visões de ciências que surgem no contexto destas experiências, alguns estudantes possuem uma visão utilitarista da ciência, às vezes, associada a representações como conhecimento perfeito, vivenciando certo distanciamento em relação à ciência escolar. A partir dos resultados, concluiu-se que é fundamental promover um ensino de ciências sob uma perspectiva mais engajada politicamente, tornando-o mais democrático, estabelecendo-se um diálogo entre professores e alunos de modo a garantir uma participação genuína no processo de ensino-aprendizagem em ciências.