Adriana
Cristina Souza Leite. Visões de alunos jovens e adultos acerca de suas experiências
em aprender ciências. 30/11/2007
1v. 83 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Orientador (es):
DANUSA
MUNFORD
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital UFMG
Palavras - chave:
EJA; Educação; Ciência da natureza
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Banca examinadora:
DANUSA MUNFORD
MARIA DE FÁTIMA CARDOSO GOMES
JULIO EMILIO DINIZ PEREIRA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Muito
tem-se discutido a respeito da importância de se ensinar
Ciências da Natureza na escola. Contudo, são poucos os trabalhos que abordam a
questão do ensino-aprendizagem em ciências entre alunos jovens e adultos. Dadas
as especificidades destes sujeitos, é fundamental
aprofundar o conhecimento nesse sentido. Assim, este estudo investiga visões de
estudantes relacionadas as suas experiências em
aprender ciências em um programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As
questões que orientaram a pesquisa foram: quais são as visões de estudantes
jovens e adultos acerca da experiência de aprender ciências em um contexto
formal de EJA voltado para a formação de professores? Quais visões de
aprendizagem desses jovens e adultos emergem no contexto da discussão acerca de
suas experiências de aprendizagem? Quais as visões acerca das ciências naturais
esses jovens e adultos apresentam? A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, orientada por uma perspectiva naturalista
(LINCOLN & GUBA, 1985). Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes. Analisaram-se
as entrevistas considerando três eixos, a partir de refernciais
teóricos específicos: concepções de aprendizagem (e.g., SFARD, 1998; MARTINEZ
et. al., 2000), concepções de aprendizagem em ciências (MILLAR, 2003) e
concepções sobre o que é a natureza da ciência (e.g. BARR & BIRKE,1998; PEREZ et. al., 2001; TOBIN et. al., 1995). A
maioria das concepções de aprendizagem que emergem das experiências destes
estudantes está centrada na aquisição de conhecimentos. Porém, foram
identificadas concepções alternativas, quando os estudantes estão inseridos em
ambientes que promovem sua participação. Acerca das visões de ciências que
surgem no contexto destas experiências, alguns estudantes possuem uma visão
utilitarista da ciência, às vezes, associada a representações como conhecimento
perfeito, vivenciando certo distanciamento em relação à ciência escolar. A
partir dos resultados, concluiu-se que é fundamental promover um ensino de
ciências sob uma perspectiva mais engajada politicamente, tornando-o mais democrático,
estabelecendo-se um diálogo entre professores e alunos de modo a garantir uma
participação genuína no processo de ensino-aprendizagem em ciências.