FLAUZINO,
Simone. Uma proposta digital para escolarização de jovens e adultos: Luz das
Letras - um software para a cidadania. 2001. 185 p. Dissertação (Mestrado).
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de
Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Orientador: Alejandro
Rodriguez Martins
Local: Florianópolis/SC
Link: http://150.162.90.250/teses/PEED0448.pdf
Assunto:
1. Engenharia de Produção
2. Alfabetização
3. Tecnologia
4. Software Educacional
5. EJA digital
6. Alfabetização de mulheres
7. Educação de jovens
e adultos - Software
Resumo:
A pesquisa em questão, apresenta um embasamento teórico-científico, como suporte
argumentativo à criação, implementação de um software educacional no qual a
principal mídia é o computador, o professor é um mediador na construção do
saber elaborado, o aluno (jovem e adultos não escolarizados), um colaborador
ativo co-responsável pelo resultado de seu aprendizado. Por meio de uma
reflexão, faz-se uma abordagem pela Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Em
seguida perpassa-se por conceitos de alfabetização, letramento,
culminando com processos e conteúdos na alfabetização de adultos. Discute-se
também, o papel do professor e da escola frente aos avanços tecnológicos e à
sociedade do conhecimento. Perpassa conceitos e informações sobre metodologia e
ferramentas aplicadas no desenvolvimento de um software educativo. Ao final,
destaca-se a sociedade digitalizada, apresentando a proposta do software para
escolarização e alfabetização digital: o Luz da
Letras. Aponta-se o histórico com o início do projeto patrocinado pela COPEL -
Companhia Paranaense de Energia do Paraná, a estrutura técnico-pedagógica do
software criado para atender o público usuário que não tenha completado ainda a
1ª fase do Ensino Fundamental no segmento da Educação de Jovens e Adultos. É
abordado também aspectos relacionados a aplicação do
software, apresentando cartas escritas por alunos e telas do demonstrativo com
análise técnico-pedagógica.
Na sociedade do conhecimento em
que a informação é fundamental, seu acesso e compreensão é de
maior relevância. E a consciência adquirida quanto a
responsabilidade para a sociedade, exige propostas que desenvolvam o espírito
criativo e dêem sustentabilidade, autonomia e
dinamismo intra e interpessoal
nas organizações. O Luz das Letras, denominado assim
por ser alusivo a atividade final da Copel que é
levar a luz elétrica a 100% das residências dos paranaenses, quer também levar
a luz do conhecimento a todos que estiverem dispostos a acompanhar a velocidade
das transformações na Era Digital.