José Jackson Reis dos Santos. Práticas
Pedagógicas crítico-emancipatórias: uma experiência
em educação de pessoas jovens, adultas e idosas..
01/07/2003
1v. 121p. Mestrado.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Elli Benincá
Biblioteca Depositaria: Central
Email
do autor:
jackbaiucho@bol.com.br
Palavras - chave:
prática pedagógica;
práxis; formação de professores.
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Banca examinadora:
Paulo Afonso Zarth
Linha(s) de pesquisa:
Universidade, Formação de Educadores e
Cidadania A
linha investiga a formação do educador no sentido amplo, envolvendo os que
atuam nos espaços formais e também em movimentos e organizações sociais e
concebendo-a como uma das funções da Universidade.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - OUTROS
Dependência administrativa:
Particular
Resumo tese/dissertação:
Nesta pesquisa, analiso, compreendo o processo
educacional vivenciado no contexto do município de Tucano, norte do estado da
Bahia, partindo de minhas práticas pedagógicas em suas múltiplas relações
estabelecidas com diferentes sujeitos, partícipes ativo-críticos da experiência em educação de pessoas
jovens, adultas e idosas. Para investigação e análise propostas,
delimitei o período de 1998 a
2000, tempo em que atuei em projeto de alfabetização de pessoas jovens, adultas
e idosas, nas coordenações pedagógicas municipais, tanto da Epjai,
quanto da rede municipal de educação. Ao longo do trabalho, busquei compreender
e analisar a possibilidade de construir e desenvolver processos concretos de
inclusão social-educacional para pessoas jovens, adultas e idosas, na
perspectiva de construção permanente da consciência crítica dos sujeitos
envolvidos. Para compreender e analisar a problemática, utilizei como materiais
empíricos: fragmentos de histórias de vida, memórias individuais,
memórias-registro, relatórios e outros textos produzidos no período delimitado
para realização da pesquisa. Tomei como referência para análise dos materiais
coletados, o enfoque dialético-hermenêutico, no
sentido de garantir uma interpretação e compreensão do problema de pesquisa
intimamente enraizado ao contexto concreto da experiência, considerando-se
contradições, desafios, limites, conflitos inerentes ao processo educacional.
No decorrer da análise, identifiquei três práticas pedagógicas crítico-significativas: a) a metodologia utilizada; b) a
formação continuada em coletivos permanentes de estudo; c) o processo de
alfabetização desenvolvido no cotidiano das salas de aula. Ao longo da
investigação, reafirmo a necessidade de manter a metodologia da práxis como uma
das alternativas na construção crítica do saber e na construção e vivência de
processos educacionais de caráter essencialmente crítico-emancipatórios.
Ratifico também a necessidade de nós - profissionais de educação -
constituirmo-nos como educadores-pesquisadores,
garantindo, assim, a qualificação, a ressignificação
permanente das práticas político-pedagógicas, uma vez que, pelo seu caráter
dinâmico, tais práticas estão sempre em mudança, requerendo, por isso, um
constante olhar investigativo-crítico-propositivo.