José Jackson Reis dos Santos. Práticas Pedagógicas crítico-emancipatórias: uma experiência em educação de pessoas jovens, adultas e idosas.. 01/07/2003

 1v. 121p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Elli Benincá

 Biblioteca Depositaria: Central

 

Email do autor:

 jackbaiucho@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 prática pedagógica; práxis; formação de professores.

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

 

Banca examinadora: 

 Paulo Afonso Zarth

 

Linha(s) de pesquisa:

 Universidade, Formação de Educadores e Cidadania  A linha investiga a formação do educador no sentido amplo, envolvendo os que atuam nos espaços formais e também em movimentos e organizações sociais e concebendo-a como uma das funções da Universidade.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - OUTROS 

 

Dependência administrativa: Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Nesta pesquisa, analiso, compreendo o processo educacional vivenciado no contexto do município de Tucano, norte do estado da Bahia, partindo de minhas práticas pedagógicas em suas múltiplas relações estabelecidas com diferentes sujeitos, partícipes ativo-críticos da experiência em educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Para investigação e análise propostas, delimitei o período de 1998 a 2000, tempo em que atuei em projeto de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, nas coordenações pedagógicas municipais, tanto da Epjai, quanto da rede municipal de educação. Ao longo do trabalho, busquei compreender e analisar a possibilidade de construir e desenvolver processos concretos de inclusão social-educacional para pessoas jovens, adultas e idosas, na perspectiva de construção permanente da consciência crítica dos sujeitos envolvidos. Para compreender e analisar a problemática, utilizei como materiais empíricos: fragmentos de histórias de vida, memórias individuais, memórias-registro, relatórios e outros textos produzidos no período delimitado para realização da pesquisa. Tomei como referência para análise dos materiais coletados, o enfoque dialético-hermenêutico, no sentido de garantir uma interpretação e compreensão do problema de pesquisa intimamente enraizado ao contexto concreto da experiência, considerando-se contradições, desafios, limites, conflitos inerentes ao processo educacional. No decorrer da análise, identifiquei três práticas pedagógicas crítico-significativas: a) a metodologia utilizada; b) a formação continuada em coletivos permanentes de estudo; c) o processo de alfabetização desenvolvido no cotidiano das salas de aula. Ao longo da investigação, reafirmo a necessidade de manter a metodologia da práxis como uma das alternativas na construção crítica do saber e na construção e vivência de processos educacionais de caráter essencialmente crítico-emancipatórios. Ratifico também a necessidade de nós - profissionais de educação - constituirmo-nos como educadores-pesquisadores, garantindo, assim, a qualificação, a ressignificação permanente das práticas político-pedagógicas, uma vez que, pelo seu caráter dinâmico, tais práticas estão sempre em mudança, requerendo, por isso, um constante olhar investigativo-crítico-propositivo.