KÁTIA CRISTINA COTA MANTOVANI. Física para educação de Jovens e Adultos: uma abordagem em eletricidade através da Informática. 01/09/2002

 1v. 125p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/BAURU - EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA

 Orientador(es): DIETRICH SCHIEL

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA UNESP - CÂMPUS DE BAURU

 

Email do autor:

 katia_unesp@yahoo.com.br

 

 Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos, informática

 

 

Área(s) do conhecimento: ENSINO-APRENDIZAGEM

 

 

Banca examinadora: 

 CRISTIANO RODRIGUES DE MATTOS

 

 DIRCEU DA SILVA

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Informática na Educação em Ciências e Matemática  Referenciais teóricos para o planejamento de currículos e programas que envolvam o uso da informática como ferramenta para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho propõe uma metodologia com o uso do computador conectado à Internet, no ensino médio de Física do Telecurso 2000. Os alunos que participaram da pesquisa são alunos do Telecurso de uma empresa de São Carlos: TECUMSEH DO BRASIL e da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Visamos orientá-los para a diminuição das dificuldades que a disciplina de Física apresenta através da utilização de algumas tecnologias computacionais. Para este fim, foi produzida uma home page sobre o tema "Eletricidade" com tópicos que os próprios alunos pesquisaram. Os alunos responderam questionários de situações envolvendo o tema circuito elétrico simples antes da aplicação das tecnologias e após para conhecermos suas concepções sobre o assunto e verificarmos se houve alguma mudança. Os resultados alcançados permitem afirmar que os alunos que apresentavam concepções alternativas sobre corrente elétrica conseguiram conhecer/conviver com algumas concepções aceitas pela comunidade científica. Estes resultados foram obtidos através das atividades interativas da home page, do software de simulação de circuito elétrico e dos recursos do computador (como o Micrososft Word, Micrososft Paintbrush, Microsoft Power Point) e de discussões um pouco mais aprofundadas sobre o assunto em questão.