Angela Maria Sanges de Alvarenga Rosa Ghetti. Emergência da
participação: a complexidade (re)velada
- um devir na educação de adultos e jovens rurais em Campos dos Goytacazes..
01/11/2003
1v. 207p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO - POLÍTICAS SOCIAIS
Orientador(es): Sonia Martins de Almeida Nogueira
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Acadêmica
Palavras - chave:
alfabetização, jovens, adultos, rural, trabalhadores
Banca examinadora:
Ailton Mota de Carvalho
Linha(s) de pesquisa:
Políticas Públicas Análise de políticas públicas setoriais com vistas à avaliação de arranjos institucionais das formas de gestão e da participação social na formulação, implementação e consecução de objetivos
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FENORTE
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho apresenta um fragmento da história da estrutura oficial do município e da ação educativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra - MST - em áreas de assentamento. Pré-assentamento e acampamento, no contexto da alfabetização de Jovens e Adultos de área rural em Campos dos Goytacazes, evidenciando as oportunidades de ação dos atores sociais nos canais abertos por essas iniciativas/experiências pedagógicas, na medida em que estimulam a participação de forma e direta de seus beneficiários e que promovam vínculos de caráter social, cultural e político, buscando nos remeter a uma reflexão sobre as políticas públicas, ações e propostas do MST no campo da educação - como um agir por inclusão social - e sobre a reestruturação da atenção em alfabetização no município. De caráter qualitativo e privilegiando como método a história oral, o estudo exploratório, na primeira fase, investigou esses movimentos de alfabetização sob o prisma da participação popular/social através de relato oral em entrevistas a coordenadores/monitores e professores envolvidos no processo educativo pesquisado, na perspectiva de sua própria representação individual, profissional, de sujeito social e de sua prática pedagógica. O trabalho foi precedido por uma revisão teórica para melhor dimensionar o tema participação popular/social em sua contextualização histórico-política, econômico-social, cultural e pedagógica, com o objetivo de dar visibilidade ao aprimoramento de processos democráticos em suas múltiplas realidades.Desenvolvemos, ainda, uma análise da legislação educacional em diferentes períodos históricos, a fim de desvelar causas e efeitos dos problemas da educação nesse nível de ensino em sua concepção rural e compreender a discussão histórica da origem e desenvolvimento desses problemas tendo, como premissa, metas e alcance das políticas educacionais contemporâneas na perspectiva da participação e do diálogo democrático como instrumento de mudança.