BRITO, Sandra Regina Cardoso de. Regular noturno: possibilidade de reinvenção - Uma experiência em Angra dos Reis.

Orientador: João Baptista Bastos.Niterói-RJ/UFF,2006. Dissertação.(Mestrado em Educação). 173páginas.

 

Palavras-chave: Ensino Regular Noturno, formação de professores, cotidiano, Educação de Jovens e Adultos.

 

Resumo:

 

No presente trabalho a autora desenvolve uma reflexão acerca de seu fazer enquanto orientadora pedagógica. Parte de uma crítica ao paradigma da ciência moderna, para situar as implicações de uma pesquisa com o cotidiano, que o compreenda enquanto espaçotempo de produção da existência e de conhecimentos, crenças e valores que lhe dão sentido e direção; um espaçotempo no qual são tecidas redes de subjetividades que forjam múltiplas identidades. Narrando sua prática, a partir da trama com a escuta de falas ditas de diferentes formas no cotidiano, entrelaça fios da história e da memória que povoam o Ensino Regular Noturno da Escola Municipal Cacique Cunhãbebe, em Angra dos Reis. No movimento de reflexão na pesquisa, a autora assume-se enquanto sujeito de seu processo de formação permanente, posicionando-se a favor da constituição de novas relações na escola, baseadas em processos emancipatórios, nos quais todos os sujeitos envolvidos na trama cotidiana, sejam educados e libertados em comunhão, numa busca incessante pela autoridade partilhada nos processos de organização curricular, onde currículo é entendido como criação cotidiana dos sujeitos que fazem a escola, uma prática que envolve saberes e processos.