BRITO, Sandra Regina Cardoso de. Regular noturno: possibilidade de reinvenção - Uma experiência em Angra dos Reis.
Orientador: João Baptista Bastos.Niterói-RJ/UFF,2006. Dissertação.(Mestrado
em Educação). 173páginas.
Palavras-chave: Ensino Regular
Noturno, formação de professores, cotidiano, Educação de Jovens e Adultos.
Resumo:
No presente
trabalho a autora desenvolve uma reflexão acerca de seu fazer enquanto
orientadora pedagógica. Parte de uma crítica ao paradigma da ciência moderna,
para situar as implicações de uma pesquisa com o cotidiano, que o compreenda
enquanto espaçotempo de produção da existência e de
conhecimentos, crenças e valores que lhe dão sentido e direção; um espaçotempo no qual são tecidas redes de subjetividades que
forjam múltiplas identidades. Narrando sua prática, a partir da trama com a
escuta de falas ditas de diferentes formas no cotidiano, entrelaça fios da
história e da memória que povoam o Ensino Regular Noturno da Escola Municipal
Cacique Cunhãbebe, em Angra dos Reis. No movimento de
reflexão na pesquisa, a autora assume-se enquanto sujeito de seu processo de
formação permanente, posicionando-se a favor da constituição de novas relações
na escola, baseadas em processos emancipatórios, nos
quais todos os sujeitos envolvidos na trama cotidiana, sejam
educados e libertados em comunhão, numa busca incessante pela autoridade
partilhada nos processos de organização curricular, onde currículo é entendido
como criação cotidiana dos sujeitos que fazem a escola, uma prática que envolve
saberes e processos.