ANA CRISTINA SILVA DA ROSA. Educação de jovens e adultos: o desafio das
classes multisseriadas. 01/02/2003
1v. 150p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARÍLIA CLARET GERAES DURAN
Biblioteca Depositaria: Dr. Jalmar Bondew
Email do autor:
anachrisrosa@ig.com.br
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos, formação profissional
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA
Linha(s) de pesquisa:
Formação de Educadores investiga, analisa e discute teoricamente a formação e a ação de educadores, nos diferentes níveis de ensino, nas diversas formas de manifestação e espaços educacionais institucionalizados ou não, com vistas a construir novos saberes e posicionamentos.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - Outros
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A pesquisa procura apontar alguns princípios básicos na formação de educadores de jovens e adultos no contexto das classes multisseriadas, buscando compreender como se dá a gestão de tais classes. As hipóteses que nortearam a pesquisa estão vinculadas à necessidade de uma educação inclusiva, em que o educador possa trabalhar com os diferentes níveis de aprendizagem com qualidade. Partiu-se de uma breve introdução a respeito da história do analfabetismo no Brasil e dos Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) implantados no país, trabalhando com autores como Ferrari (1985), Freire (1983), Beisiegel (1974), Paiva (1972), Cunha (2001), Moura (1998) e Haddad (2000). No campo específico da formação de educadores discutiu-se a necessidade de se considerar as dimensões políticas, profissional e pessoal na formação do educador de EJA, dialogando especificamente com Freire (1997) e Nóvoa (1998), entre outros. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e observações de aula, compondo um quadro que permitiu compreender a prática docente, as relações educador educando e o processo de planejamente pedagógico do educador para as classes multisseriadas. Utilizando a análise de conteúdo, as conclusões evidenciam que os educadores de EJA têm uma prática que toma por base o trabalho com crianças, apresentando dificuldade em trabalhar com as diferenças dentro de sala de aula. Isto evidencia que há necessidade de uma formação específica para os educadores de EJA: uma prática - não um discurso - que seja transformadora e voltada para a autonomização dos educandos.