ANTONIO JORGE FUNES. PROGRAMA SOROCABA E REGIÃO 100 ANALFABETOS: ANALFABETISMO E VOLUNTARIADO. 01/08/2004

 1v. 170p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SOROCABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): JORGE LUIZ CAMMARANO GONZÁLEZ

 Biblioteca Depositaria: Aluísio de Almeida

 

Palavras - chave:

 Analfabetismo; Educação de Jovens e Adultos; Voluntariado;

 

 

Área(s) do conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E  EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 EDUARDO IAMUNDO

 

 LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 INSTITUIÇÃO ESCOLAR: HISTÓRIA, POLÍTICAS E PRÁTICAS  Investiga a Instituição Escolar e suas relações com as transformações da sociedade, com as políticas educacionais e Práticas Escolares.

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

            A pesquisa apresentada tem como finalidade problematizar as relações entre Analfabetismo e Voluntariado no âmbito do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos desenvolvido como prática extensionista da Universidade de Sorocaba, UNISO e a linha de Pesquisa ?Instituição Escolar: políticas e práticas? do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba. A estrutura redacional proposta é a que segue. O primeiro capítulo trará uma contextualização histórica/política/econômica e educacional, que nos permitirá entender minimamente os atuais índices de analfabetismo no Brasil, que de acordo com dados de 2000, atingem 16,63% da população com mais de 14 anos. O segundo capítulo examina a presença do voluntariado, com base num breve histórico de sua origem no mundo e no Brasil; além disto, descreve as áreas de atuação, as leis que regulamentam o trabalho voluntário e a articulação dessa prática social com o chamado Terceiro Setor. Observa-se também quais implicações dessa proposta para a sociedade em curso e de que maneira a mídia divulga esse tema. O terceiro capítulo aborda o Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, criado com o objetivo de alfabetizar parte da população de Jovens e Adultos excluídos de seu direito à educação. Neste capítulo registra-se pesquisa de campo com parte do corpo docente voluntário, do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, focada na relação voluntariado e analfabetismo. O percurso desenvolvido busca revelar e compreender possíveis motivos que orientam a participação de professores voluntários diante dos desafios de alfabetizar jovens e adultos da população de Sorocaba e Região.