ONEIDE CAMPOS POJO. Entre Saberes e Práticas: a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belém. 01/10/2006

 1v. 164p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): JOÃO MARIA VALENÇA DE ANDRADE

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA

 

Palavras - chave:

 Alfab. de Jovens e Adultos, práticas pedagógicas, MOVA Belem

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES

 

 IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA

 

Linha(s) de pesquisa:

 1.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO  Investiga prát. pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de conceitos científicos, os proces. ens. aprend. nas ciências sociais, os fundam. e a prática da educaç. inclusiva, especialmente para port. de necessidades educat. especiais.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo analisa a experiência do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos Prof. Paulo Freire (MOVA Belém) no período de 2001-2004. Pretende desvelar quais saberes/fazeres constituem as práticas pedagógicas cotidianas de alfabetizadores e alfabetizadoras populares e contribuir com o registro da história da alfabetização de jovens e adultos em Belém, sem qualquer pretensão de tornar generalizantes os aspectos analisados. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico, pois envolve uma análise que considera ao mesmo tempo os aspectos locais e globais. Analisa documentos produzidos nesse período e utiliza entrevistas semi-estruturadas para a construção dos dados. Busca mostrar as vivências e experiências desse fazer pedagógico em referências teóricas de Brandão, 2003; Freire, 1979, 1987, 1992; Gadotti, 1998, 2000; Ribeiro, 1999, 2003; Santos, 1995, 2000; Soares, 1985, 1998, 2003 e outros do campo da alfabetização e educação popular. Essa multiplicidade de referências bibliográficas e empíricas produz um quadro heterogêneo, complexo e multifacetado, do que poderia se constituir como saberes da prática pedagógica alfabetizadora. Não podendo haver, portanto, um conceito absoluto, unívoco e totalizador que resumisse a significância e materialidade da prática pedagógica de alfabetização de jovens e adultos, opta por estabelecer um relativismo entre elas admitindo como válidas as de cunho popular democrático.