ONEIDE CAMPOS POJO. Entre Saberes
e Práticas: a alfabetização de jovens e adultos no MOVA Belém. 01/10/2006
1v. 164p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): JOÃO MARIA VALENÇA DE ANDRADE
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA
Palavras - chave:
Alfab. de Jovens e Adultos, práticas pedagógicas, MOVA Belem
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Linha(s) de pesquisa:
1.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO Investiga prát. pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de conceitos científicos, os proces. ens. aprend. nas ciências sociais, os fundam. e a prática da educaç. inclusiva, especialmente para port. de necessidades educat. especiais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo analisa a experiência do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos Prof. Paulo Freire (MOVA Belém) no período de 2001-2004. Pretende desvelar quais saberes/fazeres constituem as práticas pedagógicas cotidianas de alfabetizadores e alfabetizadoras populares e contribuir com o registro da história da alfabetização de jovens e adultos em Belém, sem qualquer pretensão de tornar generalizantes os aspectos analisados. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico, pois envolve uma análise que considera ao mesmo tempo os aspectos locais e globais. Analisa documentos produzidos nesse período e utiliza entrevistas semi-estruturadas para a construção dos dados. Busca mostrar as vivências e experiências desse fazer pedagógico em referências teóricas de Brandão, 2003; Freire, 1979, 1987, 1992; Gadotti, 1998, 2000; Ribeiro, 1999, 2003; Santos, 1995, 2000; Soares, 1985, 1998, 2003 e outros do campo da alfabetização e educação popular. Essa multiplicidade de referências bibliográficas e empíricas produz um quadro heterogêneo, complexo e multifacetado, do que poderia se constituir como saberes da prática pedagógica alfabetizadora. Não podendo haver, portanto, um conceito absoluto, unívoco e totalizador que resumisse a significância e materialidade da prática pedagógica de alfabetização de jovens e adultos, opta por estabelecer um relativismo entre elas admitindo como válidas as de cunho popular democrático.