Becky Henriette
Gonçalves. O uso do computador, a
alfabetização e a pós-alfabetização: o que dizem educando/as do MOVA. 2007.
1v. 172 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SÃO CARLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.
Orientador(es): ROSELI RODRIGUES DE MELLO
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Comunitária UFSCar
Palavras -
chave:
Educação;
Educação de Jovens e Adultos; Inclusão Social; Inclusão digital; Sociedade da Informação.
Área(s) do
conhecimento: METODOLOGIA DE ENSINO
Banca examinadora:
ROSELI RODRIGUES DE MELLO
PETRONILHA BEATRIZ GONÇALVES E SILVA
FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
O presente estudo tem
como objetivo analisar as contribuições da utilização do computador para a
alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos e para a superação da auto-proteção, através da fala dos/as educandos/as.
Abordando ainda as novas necessidades postas pela configuração da Sociedade da
Informação ou Sociedade Capitalista Informacional. A partir de documentos,
referenciais teóricos, observação e discussão com os/as educandos/as em
situação de alfabetização e pós-alfabetização e utilização do computador enquanto
mais uma ferramenta neste processo de ensinoaprendizagem, constatou-se que tal
equipamento é deveras benéfico na aquisição da leitura e da escrita na
escolarização de jovens e adultos, bem como possibilita uma emancipação, ainda
que inicial na Sociedade da Informação e qualificação para o mundo do trabalho,
que no atual contexto exige cada vez mais lhe dar com as novas tecnologias da
informação e comunicação. Assim, ao se perceberem sujeitos históricos e capazes
de transformação, alfabetizados/as, emancipados/as social e economicamente,
os/as educandos/as superam o discurso construído socialmente e por eles/as
introjetado, da auto-proteção. Procurando contribuir
com a escolarização de jovens e adultos na aquisição da leitura e da escrita em
uma concepção crítica e transformadora do mundo, o presente estudo alerta que a
utilização do computador na alfabetização e pósalfabetização de jovens e
adultos é um instrumento com grandes contribuições, o
que aponta a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas
neste sentido de emancipação e superação de desigualdades sociais e educativas.