Becky Henriette Gonçalves. O uso do computador, a alfabetização e a pós-alfabetização: o que dizem educando/as do MOVA. 2007.

 

1v. 172 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS.                                                                    

 

Orientador(es): ROSELI RODRIGUES DE MELLO

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária UFSCar

 

Palavras - chave:                                                                                                                  

Educação; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão Social; Inclusão digital; Sociedade da Informação.

 

Área(s) do conhecimento: METODOLOGIA DE ENSINO

 

Banca examinadora:                                                                                                            

ROSELI RODRIGUES DE MELLO                                                                                   

PETRONILHA BEATRIZ GONÇALVES E SILVA                                                                              

FERNANDO JOSÉ DE ALMEIDA

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                           

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da utilização do computador para a alfabetização e pós-alfabetização de jovens e adultos e para a superação da auto-proteção, através da fala dos/as educandos/as. Abordando ainda as novas necessidades postas pela configuração da Sociedade da Informação ou Sociedade Capitalista Informacional. A partir de documentos, referenciais teóricos, observação e discussão com os/as educandos/as em situação de alfabetização e pós-alfabetização e utilização do computador enquanto mais uma ferramenta neste processo de ensinoaprendizagem, constatou-se que tal equipamento é deveras benéfico na aquisição da leitura e da escrita na escolarização de jovens e adultos, bem como possibilita uma emancipação, ainda que inicial na Sociedade da Informação e qualificação para o mundo do trabalho, que no atual contexto exige cada vez mais lhe dar com as novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, ao se perceberem sujeitos históricos e capazes de transformação, alfabetizados/as, emancipados/as social e economicamente, os/as educandos/as superam o discurso construído socialmente e por eles/as introjetado, da auto-proteção. Procurando contribuir com a escolarização de jovens e adultos na aquisição da leitura e da escrita em uma concepção crítica e transformadora do mundo, o presente estudo alerta que a utilização do computador na alfabetização e pósalfabetização de jovens e adultos é um instrumento com grandes contribuições, o que aponta a necessidade de elaboração e implementação de políticas públicas neste sentido de emancipação e superação de desigualdades sociais e educativas.