Ivanildo do Socorro Mendes Gomes. A Política Curricular Brasileira para a Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo Sobre as Diretrizes e Propostas Curriculares Elaboradas Durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.. 01/10/2005

 2v. 131p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Genylton Odilon Rêgo da Rocha

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial do Centro de Educação 

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos,Política Curricular

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Ivanilde Apoluceno Oliveira

 

Linha(s) de pesquisa:

 Currículo e Formação de Professores  Analisa teorias curriculares e de formação docente. Aborda questões étnicas, políticas e e ducacionais da formação docente, a profissionalização e organização, so saberes, práticas e quetsões multiculturais e interculturais ligadas à docência. 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A minha pesquisa tem como objeto a política curricular para a educação de jovens e adultos no Brasil, que através a análise documental busquei identificar as orientações políticas, pedagógicas e curriculares que estão presentes nas atuais diretrizes e propostas curriculares oficiais para o 1º e 2º segmentos para este segmento. Constatei uma visão compensatória de educação que marcou e marca a EJA no Brasil, marcada pela descontinuidade no atendimento; orientações internacionais que têm marcado o embate na configuração curricular. Verifiquei que a atual política curricular para a EJA no Brasil mostra que a função da escola no seio de nossa sociedade não tem contemplado os interesses da maioria da população, pois ainda se verifica nas reformas neoconservadoras que ocorrem no campo educativo e mutilador do que é ser cidadão e que o contexto da elaboração dos documentos demonstrando que o Brasil não tem conseguido aprender com os dados históricos que tem mostrado a perpetuação de um quadro de fracasso escolar no contexto brasileiro como mostram os dados fornecidos por diferentes órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, Instituto de Opinião Pública e Estatística – IBOPE, Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA e outros. Na análise do conhecimento oficial prescrito pelo governo Brasileiro, com base nas Diretrizes e Propostas Curriculares Nacionais para EJA, evidencio uma matriz curricular adota pelo Estado marcada pelo “modelo cientificista” do currículo, onde prima-se pelo jogo de objetivos e organização linear do conhecimento, preocupado com o mundo do trabalho e do mundo globalizado; a concepção de EJA ainda é vista num sentido de “recuperar o tempo perdido” na “idade própria” para a educação, apelando para a infantilização do adulto; são documentos marcadamente produtos do neoliberalismo exercido pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. Neste sentido, a organização curricular é marcadamente técnica, a política curricular é fruto prioritariamente de decisão governamental e as orientações pedagógicas são distantes das práticas efetivas dos professores e alunos envolvidos no trabalho com a EJA. Palavras-chave: educação de jovens e adultos; conhecimento oficial; política curricular