Lênio Fernandes Levy. Os professores, uma proposta
visando à transdisciplinaridade e os atuais alunos de
matemática da educação pública municipal de jovens e adultos de Belém, Pará..
01/09/2003
1v. 115p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Orientador(es): Adilson Oliveira do Espírito Santo
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial do NPADC
Email do autor:
leniolevy@ig.com.br
Palavras - chave:
complexidade; transdisciplinaridade, educação matemática
Área(s) do conhecimento:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Banca examinadora:
Elizabeth Teixeira
Linha(s) de pesquisa:
Formação Profissional de Professores. Formação inicial e continuada em quaisquer níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivo-pesquisadores, quanto a formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Partindo de um estudo com 61 estudantes matriculados em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas da rede municipal de ensino, onde forma detectadas sérias dificuldades desses estudantes em relacionar conhecimentos das diferentes diciplinas do curriculo escolar, são discutidas ações educacionais dirigidas pelas chamadas "dupla heterogênea de professores" (DHP) que integram docentes com formação em disciplinas diferentes, os quais, trabalhando em conjunto, no mesmo espaço-tempo pedagógico, buscariam construir ligações entre os conteúdos pertecentes aos (dois) campos de conhecimento em foco, efetivando-se uma caminhar das partes e de suas mútuas (e múltiplas) conexões em direção ao todo. São demonstrados, em nível teórico, que a idéia de DHP harmoniza-se com as aspirações/esperanças/necessidades do alunado da EJA, com a "incerteza prigoginiana", com a transciplinaridade moriana, com a psicologia vigotskyana e com a modelagem matemática.