SUZANA SCHWARTZ. REAPRENDENDO A APRENDER: O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. 01/01/2001

 1v. 297p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): VALDEMARINA BIDONE DE AZEVEDO E SOUZA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO; BRASIL; ALFABETIZAÇÃO; ADULTOS

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO 

 

Banca examinadora: 

 CARMEN SILVIA RAMALHO MARQUES

 

Linha(s) de pesquisa:

 ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES  PRETENDE ESTUDAR O FENÔMENO DO ENSINO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROPORCIONANDO ELEMENTOS PARA TOMADA DE DECISÕES RELATIVAS A TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo, realizado sobre a Etapa VI do Programa da Alfabetização Solidária/PUCRS, objetivou analisar criticamente a concepção de alfabetização, de aprendizagem e de professor alfabetizador e a orientação paradigmática que permeia o pensamento e a prática dos participantes da pesquisa. Investigou também qual a contribuição do curso de formação de alfabetizadores do Programa, no que se refere aos alfabetizadores dos municípios de Araci, Crisópolis, Rio Real (Bahia), identificando as contradições e mediações que permeavam o contexto investigado, propondo pontos referenciais para encaminhar possibilidades pedagógicas para os cursos de formação de professores de alfabetização de adultos. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa de cunho dialógico, com base em Morin (1989,1991,1994,2000). Os dados foram coletados através de observação participante, de entrevista semi-estruturada e da representação por imagens. Da análise e interpretação das emergências do estudo, à luz do referencial teórico baseado principalmente em Morin, Perrenoud, Freire, Ferreiro, Teberovsky, foi evidenciado que, as concepções de alfabetização, aprendizagem e professor alfabetizador inscrevem-se numa orientação paradigmática de simplicidade ao considerar-se a prática docente. Entretanto, com relação às concepções que permeiam o discurso, evidenciou-se uma perspectiva próxima da complexidade. Relativamente à contribuição que a participação no Programa Alfabetização Solidária trouxe para a prática pedagógica, os alfabetizadores explicitaram que houve avanços consideráveis em sua vida profissional bem como em sua vida pessoal. Os participantes identificam como principais contribuições da participação no Programa Alfabetização Solidária: a compreensão da flexibilidade inerente às ações de planejamento/ replanejamento, da valorização do conhecimento prévio e das dificuldades como ponto de partida, da contribuição e significação para a construção do conhecimento. Identificam, ainda, a possibilidade de percepção de suas potencialidades e limitações, a necessidade de reflexão sobre a prática e de valorização da leitura na vida profissional; a consciência da importância do comprometimento, da responsabilidade, da atitude ética, bem como da descoberta de que não existem certezas inquestionáveis e que, pela alfabetização, será possível trazer melhorias na qualidade de vida dos alunos e evitar a evasão.