PIRES, Edna Marcia Perez. Alfabetização de jovens e adultos: um discurso sempre atual.2004. 108 p. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie - Letras

 

 Orientador: Elisa Guimarães Pinto

 

 Local: São Paulo

 

 Link: http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200412833024014015P3

 

 Assunto:

 

1. Alfabetização

2. Analfabetismo

3. Dialogismo

4. Programas de alfabetização

5. Alfabetização Solidária

6. Alfalit

7. MST

 

 Resumo:

 

Na tentativa de utilizar um método mais adequado à realidade urbana, e ao público a que se destina, jovens e adultos que foram excluídos do acesso ao ensino regular oficial, foi iniciada a análise de alguns programas de alfabetização utilizados no Brasil. Com o aporte das teorias da Análise do Discurso centrou-se este estudo na análise comparativa de três propostas, tendo por objetivo responder a alguns questionamentos básicos quanto ao conteúdo dos programas e a sua adequação. Visamos, ainda, estabelecer paralelos entre as referidas propostas destacando o essencial do acidental, e também os pontos divergentes e os convergentes das mesmas. As propostas escolhidas foram: ALFALIT - Alfabetização através da Literatura, o material didático Viver, aprender do programa da Alfabetização Solidária e disponibilizado pelo MEC e o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do MST.