Edna Lúcia Ferreira Campos. A influência dos alunos adultos trabalhadores em processo de alfabetização na Universidade Federal de Minas Gerais. 01/09/2003

 1v. 186p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Dalila Andrade Oliveira

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da Faculdade de Educação

 

Email do autor:

 dinhabr@yahoo.com.br

 

Palavras - chave:

 Jovens e Adultos, alfabetização,

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Antônia Vitória Soares Aranha

 

 MAGALI DE CASTRO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Políticas Públicas e Educação: formulação, implementação e avaliação  Análise dos fundamentos políticos, históricos, filosóficos, sociólogicos e pedagógicos das políticas públicas educacionais. Análise e avaliação de programas, projetos e propostas educacionais governamentais e comunitárias para a educação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Buscou-se conhecer, nesta dissertação, os motivos da infrequencia dos alunos trabalhadores jovens e adultos em curso de alfabetização da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando de sua busca pela (re)escolarização. Procurou-se investigar os motivos de infrequencia a partir do discurso desses alunos em diversos momentos, principalmente quando alegavam que, sem o estudp, as pessoas com pouco ou nenhuma escolaridade não conseguiriam um emprego. Assim, este trabalho procurou refletir sobre a estreita ligação entre educação e trabalho e sobre a importância do proceso de alfabetização na formação do ser humano. Focou-se a prioridade em conhecer e entender as políticas públicas educacionais prescritas para aqueles que possuem pouca ou nenhuma escolaridade e também as novas exigências demandadas pelo mercado de trabalho. Foi então possível, por meio da pesquisa realizada, conhecer alguns motivos da infrquencia dos alunos jovens e adultos em processo de alfabetização na UFMG. Segundo os informantes, os motivos para estarem infrequentes estão relacionados a questões ligadas ao trabalho, ao funcionamento do curso, a problemas de saude e a outras, de ordem pessoal.