NAIR MARIA BALEM. A CONSTRUÇÃO DO
ALFABETISMO DE JOVENS E ADULTOS
1v. 211p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): RUTE VIVIAN ANGELO BAQUERO
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UNISINOS
Email do autor:
balem@urifw.tche.br
Palavras - chave:
alfabetização, jovens, adultos
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JAIME JOSÉ ZITKOSKI
Linha(s) de pesquisa:
PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA Problematiza dimensões de exclusão social na sua relação com processos educativos de crianças, jovens, adultos, considerando instâncias sócio-políticas e culturais.
Dependência administrativa: Particular
Resumo tese/dissertação:
Este estudo tem por objetivo investigar de que
forma a sociedade, a cultura, a escola e a religiosidade vêm historicamente
intervindo na construção ou não do alfabetismo no
município de Frederico Westphalen - RS, focalizando
medidas adotadas com vistas ao investimento e ao incentivo em/à Educação de
Jovens e Adultos bem como discutindo a contribuição histórico-cultural das
experiências nessa área, com vistas a identificar a produção social do alfabetismo, fenômeno abordado em intercomplementaridade
com o analfabetismo. Para discutir essa intercomplementaridade,
o estudo se vale de um corpus de pesquisa constituído por 54 cidadãos
envolvidos direta ou indiretamente com questões educacionais do município ao
longo da história, representativos de segmentos comunitários diversos e
divididos em grupos distintos. Trata-se de um abordagem qualitativa, construída
a partir dos relatos, entrevistas ou análises documentais, do que derivou o imbricamento entre as realidades local, regional, estadual
e nacional, efetivado com base em um conjunto de fontes bibliográficas sobre o
tema. Assim, tanto as discussões teóricas quanto as análises aqui apresentadas
resultam de um processo de entrecruzamento de entrevistas semi-estruturadas,
fontes documentais e aporte teórico. Para essa argumentação, estudos sobre a
história e sobre os níveis de alfabetismo
revelaram-se importantes, assim como dados acerca do processo de ocupação do
território frederiquense eminentemente por migrantes
descendentes de colonos italianos, os quais traziam em sua bagagem uma
preocupação prioritária com o trabalho e com a religião, da qual derivaram os
cuidados com a escolarização. Outra questão abordada são os programas de
Educação de Jovens e Adultos acontecidos em nível municipal, dentre os quais o
MOBRAL, que se revelou o movimento mais expressivo em nível local. As
conclusões deste estudo apontam para a existência de relações entre a
configuração sócio-histórica, religiosa e cultural e a construção do alfabetismo