NAIR MARIA BALEM. A CONSTRUÇÃO DO ALFABETISMO DE JOVENS E ADULTOS EM FREDERICO WESTPHALEN/RS - UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA E CULTURAL. 01/07/2001

 1v. 211p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): RUTE VIVIAN ANGELO BAQUERO

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UNISINOS

 

Email do autor:

 balem@urifw.tche.br

 

Palavras - chave:

 alfabetização, jovens, adultos

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 JAIME JOSÉ ZITKOSKI

 

Linha(s) de pesquisa:

 PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO BÁSICA  Problematiza dimensões de exclusão social na sua relação com processos educativos de crianças, jovens, adultos, considerando instâncias sócio-políticas e culturais.

 

Dependência administrativa: Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo tem por objetivo investigar de que forma a sociedade, a cultura, a escola e a religiosidade vêm historicamente intervindo na construção ou não do alfabetismo no município de Frederico Westphalen - RS, focalizando medidas adotadas com vistas ao investimento e ao incentivo em/à Educação de Jovens e Adultos bem como discutindo a contribuição histórico-cultural das experiências nessa área, com vistas a identificar a produção social do alfabetismo, fenômeno abordado em intercomplementaridade com o analfabetismo. Para discutir essa intercomplementaridade, o estudo se vale de um corpus de pesquisa constituído por 54 cidadãos envolvidos direta ou indiretamente com questões educacionais do município ao longo da história, representativos de segmentos comunitários diversos e divididos em grupos distintos. Trata-se de um abordagem qualitativa, construída a partir dos relatos, entrevistas ou análises documentais, do que derivou o imbricamento entre as realidades local, regional, estadual e nacional, efetivado com base em um conjunto de fontes bibliográficas sobre o tema. Assim, tanto as discussões teóricas quanto as análises aqui apresentadas resultam de um processo de entrecruzamento de entrevistas semi-estruturadas, fontes documentais e aporte teórico. Para essa argumentação, estudos sobre a história e sobre os níveis de alfabetismo revelaram-se importantes, assim como dados acerca do processo de ocupação do território frederiquense eminentemente por migrantes descendentes de colonos italianos, os quais traziam em sua bagagem uma preocupação prioritária com o trabalho e com a religião, da qual derivaram os cuidados com a escolarização. Outra questão abordada são os programas de Educação de Jovens e Adultos acontecidos em nível municipal, dentre os quais o MOBRAL, que se revelou o movimento mais expressivo em nível local. As conclusões deste estudo apontam para a existência de relações entre a configuração sócio-histórica, religiosa e cultural e a construção do alfabetismo em Frederico Westphalen, sinalizando para inter-relações existentes entre a natureza cultural de um povo e a construção do alfabetismo na sociedade em que ele se insere.