RONALDO MARQUES DA SILVA. O PENSAR E O FAZER DOS EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS FRENTE ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ITACOATIARA E URUCURITUBA - (1999 - 2002).. 01/05/2003

 1v. 218p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ALDENICE ALVES BEZERRA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DA FES/FACED/ICHL

 

Palavras - chave:

 Educação; Política Pública; Educação de Jovens e Adultos.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ALAIR DOS ANJOS SILVA DE MIRANDA

 

 ALDENICE ALVES BEZERRA

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO,ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL  Educação,Política e Economia: relações de poder e processos de globalização. O sistema educacional e o desenvolvimento local, regional e nacional. Políticas Públicas, Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Gestão e avaliação da educação na ........

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa analisou as políticas operacionalizadas pela SEDUC para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no período de 1999 a 2002, tendo como eixo central, o pensar e o fazer dos educadores envolvidos com a modalidade de ensino em questão. O universo em estudo desta pesquisa são as instâncias do macrossistema, representada pelos gerentes, e do microssistema representada pelos diretores, supervisores e professores das escolas de Itacoatiara e Urucurituba no Médio Amazonas. Os estudos introdutórios destacam os objetivos, o problema, a justificativa, as questões norteadoras, os conceitos básicos do processo de análise e da metodologia da pesquisa. A análise bibliográfica e documental considera a abordagem histórica das ações em EJA e dos seus aspectos legais no contexto educacional brasileiro. O pensar e o fazer dos educadores frente às políticas educacionais em ação nas escolas são analisados considerando as questões norteadoras deste estudo, buscando aproximar nossa análises pelo princípio dialético da contradição. E por fim, apresentamos as considerações finais, onde refletimos sobre os resultados da pesquisa.