RONALDO MARQUES DA SILVA. O PENSAR E O FAZER DOS EDUCADORES DE JOVENS
E ADULTOS FRENTE ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ITACOATIARA E URUCURITUBA
- (1999 - 2002).. 01/05/2003
1v. 218p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ALDENICE ALVES BEZERRA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DA
FES/FACED/ICHL
Palavras - chave:
Educação; Política Pública; Educação de Jovens
e Adultos.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ALAIR DOS ANJOS SILVA DE MIRANDA
ALDENICE ALVES BEZERRA
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO,ESTADO,
POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Educação,Política e Economia: relações de poder e processos de
globalização. O sistema educacional e o desenvolvimento local, regional e
nacional. Políticas Públicas, Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Gestão e
avaliação da educação na ........
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa analisou as políticas
operacionalizadas pela SEDUC para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no
período de 1999 a
2002, tendo como eixo central, o pensar e o fazer dos educadores envolvidos com
a modalidade de ensino em
questão. O universo em estudo desta pesquisa são as
instâncias do macrossistema, representada pelos
gerentes, e do microssistema representada pelos
diretores, supervisores e professores das escolas de Itacoatiara e Urucurituba no Médio Amazonas. Os estudos introdutórios
destacam os objetivos, o problema, a justificativa, as questões norteadoras, os
conceitos básicos do processo de análise e da metodologia da pesquisa. A
análise bibliográfica e documental considera a abordagem histórica das ações em
EJA e dos seus aspectos legais no contexto educacional brasileiro. O pensar e o
fazer dos educadores frente às políticas educacionais em ação nas escolas são
analisados considerando as questões norteadoras deste estudo, buscando
aproximar nossa análises pelo princípio dialético da
contradição. E por fim, apresentamos as considerações finais, onde refletimos
sobre os resultados da pesquisa.