Adriana Beatriz Botto Alves Vianna. O Papel do coordenador pedagógico na formação continuada de professores em serviço, na educação de jovens e adultos.. 01/05/2001

 1v. 110p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Stela Conceição Bertholo Piconez

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores. 

 

Banca examinadora: 

 Helena Machado de Paula Albuquerque 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares  Comporta investigações acerca das práticas institucionais de ensino e dos saberes produzidos para orientá-las, nos diferentes níveis de organização do sistema escolar, bem como estudos dos processos e das políticas que implementam projetos de formação doc

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Trata-se de pesquisa-ação, a qual apresenta momentos etnográficos, que tem como reflexão central as questões relacionadas com o papel do Coordenador Pedagógico na Formação Continuada de Professores em serviço, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Reflete sobre alguns dos princípios do trabalho pedagógico que contribuem para repensar a educação como um todo, especialmente a EJA, voltada para a conquista de melhores oportunidades de aprendizagem. Numa perspectiva construtivista e através de uma abordagem crítico-dialética, defende a formação como locus da constituição do profissional reflexivo, considerando-o como intelectual que pode constituir uma prática educativa efetivamente emancipadora. Apresenta a história de constituição do NEA - Núcleo de Estudos de Educação de Jovens e Adultos e Formação Permanente de Professores (Ensino Presencial e Educação a Distância) onde se insere o PEA - Programa de Educação de Adultos da FE-USP, contexto desta pesquisa. A representação dos professores participantes do programa, alunos-estagiários das licenciaturas, auxiliaram na busca de alguns elementos-chave que possibilitaram ampliar as reflexões sobre o papel do Coordenador Pedagógico, de modo a compreender as relações existentes entre o processo de formação e a prática profissional. O trabalho apresenta três conceitos que constituem-se em eixo das reflexões: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem como referenciais teóricos os estudos de Haddad, Beisiegel, Di Rocco, Piconez, Ribeiro e Freire; a Formação de Professores, que tem como referenciais teóricos os estudos de Perrenoud, Piconez, Pimenta, Zeichner e Alarcão e a Coordenação Pedagógica que tem como referenciais teóricos os estudos de Garcia, Muramoto, Saviani, Viviani, Fusari, Cristov, Nóvoa e Perrenoud, entre outros. Apresenta, também, a proposta Político-Pedagógica de organização do trabalho pedagógico através do Sistema Transversal de Ensino Aprendizagem, para o Programa de Educação de Adultos - PEA e identifica algumas implicações educacionais para o desenvolvimento do trabalho de Coordenação Pedagógica, destacando competências relacionadas ao papel do Coordenador Pedagógico e das competências docentes.