BERNARDINA SILVA DE CARVALHO. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ALFABETIZADORES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NOS MUNICÍPIOS DE PITIMBU E ASSUNÇÃO/PB.. 01/06/2003

 1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Rogéria Gaudencio do Rêgo

 Biblioteca Depositaria: PPGE

 

Palavras - chave:

 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; CONSCIENTIZAÇÃO; EDUCAÇÃO DE JOVENS E

 

 Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria Edna de Aguiar Gomes

 

Linha(s) de pesquisa:

 Políticas Públicas e Práticas Educativas  Estudos e pesquisas voltados à democracia e cidadania; dimensão educativa das políticas públicas, processos de ensino-aprendizagem, gestão escolar, educação inclusiva e necessidades especiais, formação do educador.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho surgiu de um estudo de caso realizado nos municípios de Pitimbu e Assunção, ambos localizados no estado da Paraíba, averiguando as Práticas Pedagógicas dos alfabetizadores de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária, observando como suas práticas refletem nas conquistas, expectativas, necessidades e dificuldades presentes no cotidiano dessa ação pedagógica, procurando entender os significados dessa experiência para suas vivências. Escolhemos, como foco dessa investigação trabalhar com a categoria conscientização, enquanto caminho que poderá possibilitar na emancipação política dos sujeitos sociais envolvidos nesse contexto educacional, pois, entendemos que nesse processo as categorias saber/poder se implicam mutuamente, uma vez que o poder se constitui de um campo de saber e que culturalmente em nossa sociedade isso reflete numa relação de dominação. Portanto, para adentrarmos no interior destas questões que estão presentes nas práticas sociais, especialmente no seio da educação formal é que nos apoiamos na filosofia freireana, através da sua vasta contribuição sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular, mediatizadas pela concepção de uma Pedagogia do Diálogo.