Aparecida Maria de Paula Barbosa da Silva. Aprendizagem da docência dos
professores que atuam na educação de jovens e adultos.. 01/06/2006
1v. 168p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Filomena Maria de Arruda Monteiro
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da
UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT
Palavras - chave: Aprendizagem da
docência. Formação continuada.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Ademar de Lima Carvalho
Emilia Freitas de Lima
Linha(s) de pesquisa:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR A Linha têm como
foco de interesse, estudos sobre formação de professores e Organização Escolar
em diferentes níveis de ensino.
Idioma(s):
Português
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa
investiga Aprendizagem da Docência dos Professores que atuam na Educação de
Jovens e Adultos, na rede Estadual de Ensino, em duas escolas, na cidade de
Cuiabá-MT. Como professora da rede estadual e com a
experiência desenvolvida na Secretaria de Estado de Educação, na
Superintendência de Ensino e Currículo, equipe de Educação de jovens e adultos
- (SEDUC/SEC/EJA), assessorando as escolas que trabalham com a modalidade EJA,
chamaram-me a atenção as dificuldades das escolas por não dispor de um quadro
de professores com formação específica para atuar nessa modalidade de ensino.
Nesse contexto, surge o problema de pesquisa: Como os professores constroem e (re)constroem sua Aprendizagem da
Docência para atuar na Educação de Jovens e Adultos? Olhando para os percursos
de construção e (re)construção
desses professores, procura-se perceber como vem se dando as aprendizagens da
docência e como estas se inter-relacionam nos percursos de vida pessoal, nas
experiências práticas e nos contextos pedagógicos e formativos. Considera-se
nesta pesquisa, a aprendizagem que se dá na formação inicial, na formação
continuada e nos percursos pessoais e profissionais. A pesquisa foi realizada
com a participação de quatro professores que atuam na modalidade EJA, que foram
selecionados pela receptividade ao trabalho com as narrativas orais, sendo este
o instrumento utilizado para coleta de dados. Foram denominadas de narrativas
orais as conversas informais e as entrevistas abertas e semi-estruturadas, por
meio das quais os dados foram obtidos e analisados. Metodologicamente,
desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa embasada na concepção de Bogdan e Biklen(1994) e Saraiva (2001). Conta com o referencial teórico de
Paulo Freire (1983, 1994, 2001, 2005), Soares (1996, 1998, 2001, 2002, 2003) e
Moura (1999,2001) para a abordagem da EJA e Monteiro (2003), Mizukami (2000, 2002, 2003), Lima (1996), Garcia (1994), Nóvoa (1991, 1992, 1995), Pérez Gómez (1992), entre outros,
fazem a aproximação sistemática da realidade pesquisada. Os dados mostraram que
o percurso dos professores da EJA tem sido marcado por dificuldades
didático-metodológicas e ausência de formação específica para atuar nessa
modalidade de ensino. Revelaram também, que há pouca proposta de formação
continuada para os professores que atuam nessa modalidade e que a mesma tem se
dado por meio de ações pontuais, sem uma articulação entre si e sem períodos
definidos. As análises revelaram ainda, evidências de que as experiências de
vida social/pessoal/profissional determinaram o que esses professores fazem ou
deixam de fazer em sala de aula e no modo como eles concebem o ensino, o aluno
e o processo de ensino-aprendizagem.