Aparecida Maria de Paula Barbosa da Silva. Aprendizagem da docência dos professores que atuam na educação de jovens e adultos.. 01/06/2006

 1v. 168p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Filomena Maria de Arruda Monteiro

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMT

 

Palavras - chave: Aprendizagem da docência. Formação continuada.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Ademar de Lima Carvalho

 

 Emilia Freitas de Lima

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR  A Linha têm como foco de interesse, estudos sobre formação de professores e Organização Escolar em diferentes níveis de ensino.

 

 

Idioma(s):

 Português

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa investiga Aprendizagem da Docência dos Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, na rede Estadual de Ensino, em duas escolas, na cidade de Cuiabá-MT. Como professora da rede estadual e com a experiência desenvolvida na Secretaria de Estado de Educação, na Superintendência de Ensino e Currículo, equipe de Educação de jovens e adultos - (SEDUC/SEC/EJA), assessorando as escolas que trabalham com a modalidade EJA, chamaram-me a atenção as dificuldades das escolas por não dispor de um quadro de professores com formação específica para atuar nessa modalidade de ensino. Nesse contexto, surge o problema de pesquisa: Como os professores constroem e (re)constroem sua Aprendizagem da Docência para atuar na Educação de Jovens e Adultos? Olhando para os percursos de construção e (re)construção desses professores, procura-se perceber como vem se dando as aprendizagens da docência e como estas se inter-relacionam nos percursos de vida pessoal, nas experiências práticas e nos contextos pedagógicos e formativos. Considera-se nesta pesquisa, a aprendizagem que se dá na formação inicial, na formação continuada e nos percursos pessoais e profissionais. A pesquisa foi realizada com a participação de quatro professores que atuam na modalidade EJA, que foram selecionados pela receptividade ao trabalho com as narrativas orais, sendo este o instrumento utilizado para coleta de dados. Foram denominadas de narrativas orais as conversas informais e as entrevistas abertas e semi-estruturadas, por meio das quais os dados foram obtidos e analisados. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa embasada na concepção de Bogdan e Biklen(1994) e Saraiva (2001). Conta com o referencial teórico de Paulo Freire (1983, 1994, 2001, 2005), Soares (1996, 1998, 2001, 2002, 2003) e Moura (1999,2001) para a abordagem da EJA e Monteiro (2003), Mizukami (2000, 2002, 2003), Lima (1996), Garcia (1994), Nóvoa (1991, 1992, 1995), Pérez Gómez (1992), entre outros, fazem a aproximação sistemática da realidade pesquisada. Os dados mostraram que o percurso dos professores da EJA tem sido marcado por dificuldades didático-metodológicas e ausência de formação específica para atuar nessa modalidade de ensino. Revelaram também, que há pouca proposta de formação continuada para os professores que atuam nessa modalidade e que a mesma tem se dado por meio de ações pontuais, sem uma articulação entre si e sem períodos definidos. As análises revelaram ainda, evidências de que as experiências de vida social/pessoal/profissional determinaram o que esses professores fazem ou deixam de fazer em sala de aula e no modo como eles concebem o ensino, o aluno e o processo de ensino-aprendizagem.