Cícera Romana Cardoso. Tramas do impedimento: os sentidos da desistência entre alfabetizandos da EJA. 2007

 

1v. 105p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- EDUCAÇÃO                                                                                                

 

Orientador(es): MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA DE CARVALHO E ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANADRADE

 

Biblioteca Depositaria: Repositório Institucional UFRN

 

 

Palavras - chave:

Representações Sociais; Educação de Jovens e Adultos; Desistência.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora:                                                                                                                 

MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA DE CARVALHO                                                                         

ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANADRADE                                                                                        

LAÊDA BEZERRA MACHADO                                                                                             

ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVÊDO                                                                                       

MOISÉS DOMINGOS SOBRINHO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 

Não foi informado pela autora no trabalho.

 

Dependência administrativa                                                                                            

 

Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

A condição de alfabetizado, para jovens e adultos que ainda não conseguem dominar a leitura e a escrita, "é a coisa mais importante da vida", "um sonho". A aprendizagem escolar é entendida por eles como um saber hegemônico na sociedade contemporânea letrada. Por isso, entram na escola, buscam deter tal conhecimento e, através dele, sentir-se inseridos nesta sociedade. Entretanto, no decorrer desse processo de aprendizagem, vão aos poucos desistindo, o que contribui tanto para elevar as estatísticas da desistência na Educação de Jovens e Adultos/Eja quanto para, lentamente, reduzir o contingente de analfabetos do país. A partir dessa realidade, questionamo-nos sobre as razões ou motivos concretos e simbólicos que levam à desistência nas classes de alfabetização da Eja. Para tanto, configuramos nosso objeto de estudo como os sentidos da desistência entre alfabetizandos da Eja, cuja compreensão é nosso objetivo. A Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2004) foi a opção teórico-metodológica para subsidiar a busca, as análises e as interpretações dos dados, fazendo-nos perceber o significado do objeto de estudo para esses indivíduos. Para captar tal conteúdo simbólico, realizamos entrevistas semiestruturadas com onze alunos desistentes e dez repetentes dessa modalidade de ensino em escolas públicas de Natal/RN durante o ano letivo de 2006. A partir das análises temática e categorial (BARDIN, 1977), identificamos elementos que suscitaram temas. Estes, posteriormente, levaram a três categorias, sugerindo como sentidos da desistência: dificuldades na aprendizagem por não compreenderem os conteúdos; exposição do não saber, trazendo à tona os sentimentos de vergonha, humilhação, constrangimento por não saberem ler e escrever em idade madura; trabalho/cansaço e doenças. Aqueles que conseguem permanecer na escola são os que se obrigam a conviver com os "sentimentos de desadaptação", e os que desenvolvem com a Instituição uma "adaptação ao avesso", isto é, a aceitação das falhas e das omissões institucionais.