Cícera Romana Cardoso. Tramas do
impedimento: os sentidos da desistência entre alfabetizandos da EJA. 2007
1v. 105p. Mestrado. UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE- EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA DO ROSÁRIO
DE FÁTIMA DE CARVALHO E ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANADRADE
Biblioteca Depositaria: Repositório
Institucional UFRN
Palavras - chave:
Representações Sociais; Educação de
Jovens e Adultos; Desistência.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA DE CARVALHO
ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANADRADE
LAÊDA BEZERRA MACHADO
ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVÊDO
MOISÉS DOMINGOS SOBRINHO
Linha(s) de pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
A condição de
alfabetizado, para jovens e adultos que ainda não conseguem dominar a leitura e
a escrita, "é a coisa mais importante da vida", "um sonho".
A aprendizagem escolar é entendida por eles como um saber hegemônico na
sociedade contemporânea letrada. Por isso, entram na escola, buscam deter tal
conhecimento e, através dele, sentir-se inseridos nesta sociedade. Entretanto,
no decorrer desse processo de aprendizagem, vão aos poucos desistindo, o que
contribui tanto para elevar as estatísticas da desistência na Educação de
Jovens e Adultos/Eja quanto para, lentamente, reduzir
o contingente de analfabetos do país. A partir dessa realidade, questionamo-nos
sobre as razões ou motivos concretos e simbólicos que levam à desistência nas
classes de alfabetização da Eja. Para tanto,
configuramos nosso objeto de estudo como os sentidos da desistência entre
alfabetizandos da Eja, cuja compreensão é nosso objetivo.
A Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2004) foi a opção teórico-metodológica para subsidiar a busca, as
análises e as interpretações dos dados, fazendo-nos perceber o significado do
objeto de estudo para esses indivíduos. Para captar tal conteúdo simbólico,
realizamos entrevistas semiestruturadas com onze alunos desistentes e dez
repetentes dessa modalidade de ensino em escolas públicas de Natal/RN durante o
ano letivo de 2006. A partir das análises temática e categorial (BARDIN, 1977),
identificamos elementos que suscitaram temas. Estes, posteriormente, levaram a
três categorias, sugerindo como sentidos da desistência: dificuldades na
aprendizagem por não compreenderem os conteúdos; exposição do não saber,
trazendo à tona os sentimentos de vergonha, humilhação, constrangimento por não
saberem ler e escrever em idade madura; trabalho/cansaço e doenças. Aqueles que
conseguem permanecer na escola são os que se obrigam a conviver com os
"sentimentos de desadaptação", e os que desenvolvem com a Instituição
uma "adaptação ao avesso", isto é, a aceitação das falhas e das
omissões institucionais.