Edilene Aparecida Ropoli. O TRABALHO COM PROJETOS E
O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS - UMA ANÁLISE DO PROGRAMA
INTEGRAR.. 01/02/2002
1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Newton Antonio Paciulli Bryan
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Email do autor:
edilene@unicamp.br
Palavras - chave:
educação de adulto; trabalhos com projetos; programa integra
Área(s) do conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
HELOISA VIEIRA DA ROCHA
JOSE ROBERTO RUS PEREZ
Newton Antonio Paciulli Bryan
Linha(s) de pesquisa: Educação, Ciência e Tecnologia Estudos voltados para os aspectos epistemológicos e histórico-sociais da produção científica e tecnológica e suas relações com a educação e os processos de produção de conhecimento.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este estudo teve como foco a análise de duas propostas no contexto da educação de adultos: o trabalho com projetos e o uso da informática na educação de adultos. Ambas surgem como inovações que contribuem para uma mudança na educação. Porém, no decorrer do trabalho verificamos que tanto o trabalho com projetos quanto o uso de novas tecnologias - aqui representadas não apenas pelo computador -, são propostas há muito tempo sugeridas e utilizadas. Em relação ao trabalho com projetos, verificamos que ele existe em diversas instâncias no contexto educacional e que somente representará uma proposta inovadora se os projetos estiverem articulados entre si - projeto da escola, projeto educativo, projeto pedagógico, projeto de formação e trabalho com projetos, este último como conseqüência da pedagogia de projetos. Em relação ao uso da informática, ela também só trará inovações se estiver presente em todos os projetos. Do contrário, a informática corre o risco de se tornar mais uma disciplina.