Edilene Aparecida Ropoli. O TRABALHO COM PROJETOS E O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS - UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INTEGRAR.. 01/02/2002

 1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Newton Antonio Paciulli Bryan

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Email do autor:

 edilene@unicamp.br

 

 

Palavras - chave:

 educação de adulto; trabalhos com projetos; programa integra

 

 

Área(s) do conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E  EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 HELOISA VIEIRA DA ROCHA

 

 JOSE ROBERTO RUS PEREZ

 

 Newton Antonio Paciulli Bryan

 

 

Linha(s) de pesquisa: Educação, Ciência e Tecnologia  Estudos voltados para os aspectos epistemológicos e histórico-sociais da produção científica e tecnológica e suas relações com a educação e os processos de produção de conhecimento.

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Este estudo teve como foco a análise de duas propostas no contexto da educação de adultos: o trabalho com projetos e o uso da informática na educação de adultos. Ambas surgem como inovações que contribuem para uma mudança na educação. Porém, no decorrer do trabalho verificamos que tanto o trabalho com projetos quanto o uso de novas tecnologias - aqui representadas não apenas pelo computador -, são propostas há muito tempo sugeridas e utilizadas. Em relação ao trabalho com projetos, verificamos que ele existe em diversas instâncias no contexto educacional e que somente representará uma proposta inovadora se os projetos estiverem articulados entre si - projeto da escola, projeto educativo, projeto pedagógico, projeto de formação e trabalho com projetos, este último como conseqüência da pedagogia de projetos. Em relação ao uso da informática, ela também só trará inovações se estiver presente em todos os projetos. Do contrário, a informática corre o risco de se tornar mais uma disciplina.