Adriana Cavalcanti dos Santos. FORMAÇÃO
CONTINUADA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
APROXIMAÇÕES E DISTANCEAMENTOS.. 01/04/2006
1v. 177p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Tania Maria de Melo Moura
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas
Palavras - chave:
Formação Continuada - Ensino de Língua Materna - EJA
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Telma Ferraz Leal
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO E LINGUAGEM Estudo da linguagem em suas múltiplas dimensões, em contextos educativos diversos e em diferentes níveis de escolarização, visando ä compreensão dos processos de ensino e aprendizagem fundados em quatro pontos essenciais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente pesquisa é resultado de um estudo sobre o processo de formação continuada de professores e de professoras da Educação de jovens e adultos, especificamente dos cursos de língua materna, implementado pelo Departamento de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Tendo claro que esse processo de formação poderia ter fomentado mudanças na prática pedagógica, configurou-se como objetivo de investigação avaliar as influências do processo de formação continuada, especificamente dos cursos de língua materna, a partir da visão de todos os sujeitos envolvidos e na prática pedagógica do professor da EJA. Nesse sentido, optamos pelos pressupostos epistemológicos da abordagem qualitativa, utilizamos instrumentos e procedimentos de coletas de dados, entre eles: entrevistas, análise documental e observação em sala de aula. Para tanto, os sujeitos investigados foram: professoras, coordeandores pedagógicos e professora formadora. Apoiando-nos em autores como Nóvoa (1995); Pérez Gómez (2001); Bakhtin (2003); Geraldi (2003); Traváglia (1997), nossa investigação evidenciou que não são exatamente as discussões sobre a mudança na concepção de ensino de língua materna, no caso de Maceió, instigada pelo estudo dos pressuspostos epistemológicos da língüística textual com enfoque sociointeracionista, que garantem mudança na concepção de ensino de língua materna e na prática pedagógica. Mas, a partir de um processo contínuo de experimentação e reflexão, na prática e sobre a prática, além do aprofundamento dos pressupostos epistemológicos que fundamentam as teorias lingüísticas. Em função dessa realidade, em Maceió, os dados apontam a necessidade de investigar a prática para propor processos de formação; investimento a longo prazo na formação do professor e professora e o acompanhamento pedagógico na escola, entre outros aspectos. Impulsionado, concomitatemente, influências inovadoras no ensino de língua materna.