ANA PAULA RIBEIRO BASTOS ARBACHE. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica.. 01/02/2000

 1v. 0p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ANA CANEN

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central do CFCH

 

Palavras - chave:

 formação educador, adultos, multiculturalismo crítico

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ANA CANEN

 

 LUCÍOLA LICÍNIO DE CASTRO PAIXÃO SANTOS

 

 VERA MARIA FERRÃO CANDAU  

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação e Sociedade Investigação das relações entre educação, instituições e processos sociais mais amplos, como: sist. educacional e reprodução / transformação social; estado, políticas e oportunidades educacionais, organização social, instit. governamentais e acesso à educ

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

 Dependência administrativa

  Federal 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise quantitativa da prática pedagógica do professor de prática de ensino em educação de jovens e adultos (estágio supervisionado) da habilitação de magistério em educação de jovens e adultos de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a perspectiva multicultural crítica como norteadora desse processo de formação de educadores. Discute o conceito de multiculturalismo argumentando que seu focosobre a pluralidade cultural dos sujeitos e o desafio a preconceitos pode contribuir na formação do educador que lida com esta clientela diversificada. Os sujeitos envolvidos no estudo foram a docente, as licenciandas da disciplina e a vice-diretora da Faculdade de Educação. Tratou-se de um estudo de cunho etnográfico, utilizando-se as seguintes estratégias metodológicas: observação não estruturada, entrevistas semi-estruturadas e análise de documentos. Os ersultados da pesquisa mostram que a prática pedagógica focalizada apresentou potenciais na formação de educadores de pessoas jovens e adultas sob o olhar do multiculturalismo crítico. Os limites e contradições da referida prática são discutidos tendo em vista a valorização cultural e identitária que compõe o cenário nacional.