MARIA VALÉRIA PADILHA FERNANDES. NA PERIFERIA DO SONHO-CRÔNICA DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS.. 01/12/2000

 1v. 102p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ROSELI APARECIDA CAÇÃO FONTANA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP

 

Email do autor:

 SAOLUIS@NETSITE.COM.BR

 

 

Palavras - chave:

 PROFESSORES-FORMAÇÃO, ANÁLISE DE INTERAÇÃO EM EDUCAÇÃO

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Anna Maria Lunardi Padilha

 

 GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO  Estudos sobre à:relação sociedade-cultura-educ.;práticas culturais na hist. e educ.;constituição cultural do homem;diferenciação soc.-cultural e educ.;educ.e desenvolvimento sócio-econ. e político do país e em relçaõ a outros países no mundo contemporâneo

 

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido de maneira institucional desde fevereiro de 1998 junto a um grupo de professoras do curso de alfabetização de jovens adultos da Rede Municipal de educação de Jaboticabal. sua intenção inicial dizia respeito à organização de um projeto de formação continuada, intenção esta que foi sendo re-significada pelo grupo durante a emergência de questões que carregavam em sua constituição as histórias, memórias e desejos relativos à escolha e permanência na profissão docente, tramados, atravessando e sendo vislumbrados em seus vários tempos. As narrativas que foram sendo produzidas, centradas nesse movimento, podem ser vistas como espaço de construção e significação da subjetividade dos indivíduos que constituem o grupo - professoras e alunos. Na análise das mesmas criou-se a possibilidade de análise da interação no processo educativo, já que os relatos produzidos pelo grupo abrem para a reconstrução das diferentes lógicas em jogo na negociação das configurações e destino do mesmo: professoras e alunos narrando-se e partilhando suas vidas e, portanto, suas práticas, sendo re-significados como singularidades.