JOSUÉ VIANA ALVARINO. O processo de alfabetização de jovens e adultos nos assentamentos da reforma agrária na região extremo-norte/ES: 1999-2000.. 01/07/2003

 1v. 150p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): BERNARDO KIPNIS

 Biblioteca Depositaria: BCE-UnB

 

Palavras - chave:

 Alfabetização; analfabetimismo; EJA; ensino zona rural;

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO RURAL

 

Banca examinadora: 

 SILVIANE BARBATO

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS  Educação e Desenvolvimento Comunitário; Movimentos Sociais e Práticas Comunitárias; Ecologia e educação ambiental; Educação Não-Formal e Educação Popular.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Analisa os efeitos do processo de alfabetização realizado pelo PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), no período de 1999-2000, de jovens adultos assentados em quatro núcleos do MST-ES, localizados na região Extremo-Norte do Espírito Santo, destacando as perspectivas (projetos e ações viáveis) e expectativas (atuações resultantes desejáveis) dos egressos alfabetizandos e dos educadores. Os procedimentos de análise têm como pano de fundo o entrecruzamento situacional de informações internas e externas (pólos) com as perspectivas e expectativas da Ação Governamental em relação à EJA (Educação de Jovens Adultos) e ao PRONERA, relacionando-as ao referencial teórico sobre dimensionamento da educação básica/alfabetização de qualidade (em seus aspectos de propriedade, atributos e condições) e posicionando-as diante das concepções baseadas em representações dos envolvidos no processo educativo da EJA levantadas nas indagações de três dimensões situacionais concernentes: 1) aos aspectos conceituais de alfabetização; 2) às condições processuais de desempenho no aprendizado da leitura-escrita (tradicional versus crítico-reflexiva) dentro do processo educativo escolar; e 3) à aplicação prático-utilitária da alfabetização no cotidiano da educação de jovens e adultos assentados do INCRA/ES. A coleta de dados realizou-se por meio de: a) documentos internos (específicos para o caso da presente pesquisa) tanto diretamente no INCRA quanto no departamento universitário responsável pela implementação do PRONERA; b) quadros e tabelas semi-estruturados (muitas vezes inaugurados, haja vista a ausência de dados disponíveis nas secretarias de educação e na instituição analisada [UFES]); c) pesquisa de campo, entrevistas e testes aplicados aos alunos dos assentamentos em questão. Pretende levar a uma reflexão sobre os fatores que impedem a formação de sujeitos alfabetizados naqueles assentamentos. Examina as diferentes concepções teóricas relacionadas ao fenômeno da aquisição da leitura e da escrita. Por meio de pesquisa em documentos, gráficos e tabelas e pesquisa bibliográfica, assim como por meio de verificação prática em campo, busca detectar as falhas e os pontos frágeis da alfabetização de jovens e adultos, enquanto analisa o contexto que cerca tal projeto; questiona, então, a prática pedagógica vigente no referido período, o ensino e o incentivo da leitura em sala de aula nos referidos assentamentos. Conclui que o referido projeto não gerou os efeitos esperados (alfabetização) nem proporcionou vias para educação continuada haja vista os egressos analfabetos ou semi-analfabetos após um ano de implantação do PRONERA na área investigada. A pesquisa detecta, finalmente, falhas administrativas e de coordenação no empreendimento focado (o projeto foi levado adiante sem que houvesse as parceiras necessárias ou o treinamento esperado para educadores, conforme se depreende das investigações e dos efeitos finais). Além disso, esta dissertação retoma criticamente o debate sobre o papel social da leitura e sua grande interferência na sociedade; destaca a leitura como acesso fundamental para a apreensão de sentidos. Apresenta propostas de ação que possam levar os alunos em questão a se tornarem leitores competentes, críticos, conscientes de seu lugar social.