Ana Catharina Mesquita de Noronha. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO
ACAMPAMENTO HO CHI MINH: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO.
01/06/2005
1v. 140p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Déa Lucia Campos Pernambuco
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central UFJF
Palavras - chave:
Educação de Jovens e adultos; Alfabetização
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Déa Lucia Campos Pernambuco
Leôncio José Gomes Soares
Paulo Roberto Curvelo Lopes
Linha(s) de pesquisa:
LINGUAGEM, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Investiga as relações entre linguagem, cultura e cognição focalizando a linguagem em suas diferentes perspectivas.Aborda também a construção do conhecimento, o ensino aprendizagem, a leitura e a escrita e a formação de professores.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Tem por objetivo conhecer e compreender a prática de alfabetização desenvolvida com jovens e adultos, alunos do projeto Educação, Campo, Consciência Cidadã, inserido Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Para a realização da pesquisa, buscou-se acompanhar uma turma de alunos que se encontrava em processo inicial da alfabetização, no acampamento Ho Chi Minh, localizado em Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estratégia de investigação utilizada foi o estudo de caso. A coleta de dados teve duração de sete meses e envolveu procedimentos metodológicos de observação participante, entrevistas com alunos e alfabetizadora, análise documental, procedimento experimental. A análise dos dados coletados mostrou que os alunos não tiveram acesso aos estudos devido às condições de vida no campo, a pobreza, a exclusão social, conseqüentemente, a exclusão da escola. O processo de alfabetização, ainda que desenvolvido pelo sistema de escrita baseado no método sintético de alfabetização, se faz necessário neste contexto como instrumento e, por conseguinte, como meio para aquisição do conhecimento que favoreça a conquista da cidadania, a emancipação de cada aluno, a inclusão social.