Ana Catharina Mesquita de Noronha. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ACAMPAMENTO HO CHI MINH: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. 01/06/2005

 1v. 140p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Déa Lucia Campos Pernambuco

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central UFJF

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e adultos; Alfabetização

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Déa Lucia Campos Pernambuco

 

 Leôncio José Gomes Soares

 

 Paulo Roberto Curvelo Lopes

 

Linha(s) de pesquisa:

 LINGUAGEM, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Investiga as relações entre linguagem, cultura e cognição focalizando a linguagem em suas diferentes perspectivas.Aborda também a construção do conhecimento, o ensino aprendizagem, a leitura e a escrita e a formação de professores. 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa insere-se no campo de estudos sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Tem por objetivo conhecer e compreender a prática de alfabetização desenvolvida com jovens e adultos, alunos do projeto Educação, Campo, Consciência Cidadã, inserido Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Para a realização da pesquisa, buscou-se acompanhar uma turma de alunos que se encontrava em processo inicial da alfabetização, no acampamento Ho Chi Minh, localizado em Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estratégia de investigação utilizada foi o estudo de caso. A coleta de dados teve duração de sete meses e envolveu procedimentos metodológicos de observação participante, entrevistas com alunos e alfabetizadora, análise documental, procedimento experimental. A análise dos dados coletados mostrou que os alunos não tiveram acesso aos estudos devido às condições de vida no campo, a pobreza, a exclusão social, conseqüentemente, a exclusão da escola. O processo de alfabetização, ainda que desenvolvido pelo sistema de escrita baseado no método sintético de alfabetização, se faz necessário neste contexto como instrumento e, por conseguinte, como meio para aquisição do conhecimento que favoreça a conquista da cidadania, a emancipação de cada aluno, a inclusão social.