Benedita Aparecida de Azevedo. Materiais didáticos para classes
de educação de jovens e adultos na visão de professoras. 2007
1v. 135p. Mestrado. PONTIFICIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SÃO PAULO
Orientador(es): LUCIANA MARIA GIOVANNI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital PUC- SP
Palavras -
chave:
Material
didático; Educação de Jovens e Adultos; Visão de Professoras
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE.
Banca examinadora:
LUCIANA MARIA GIOVANNI
JOSÉ GERALDO SILVEIRA BUENO
MARIA CRISTINA DE SENSI ZANCUL
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Privada
Resumo
tese/dissertação:
A pesquisa aqui
relatada tem por objetivo investigar a visão que as professoras de classes de
Educação de Jovens e Adultos Ciclo II de escolas do
ensino público estadual do Vale do Ribeira-SP têm dos materiais didáticos
utilizados em sala de aula. Norteiam o trabalho de investigação as seguintes
questões de pesquisa Que dizem as professoras sobre o uso da Coleção Ensinar e
Aprender em sala de aula? Que dificuldades percebem em relação ao uso desse
material? Que outros materiais têm sido utilizados por essas professoras? bem como a hipótese de que o material proposto e recebido
pelas professoras de classes de EJA Ciclo II no estado de São Paulo (Coleção
Ensinar e Aprender) tem sido, em geral, pouco utilizado, tendo em vista que os
alunos chegam às classes de EJA Ciclo II, sem a necessária fluência em leitura
e escrita, levando as professoras a lançar mão de outros materiais. Os dados,
coletados por meio de análise de documentos e de entrevistas com 05 professoras
em exercício nessas classes, foram organizados em quadros-síntese e analisados
à luz do referencial teórico oferecido por autores que estudam a escola na sua
relação com a estrutura social e a cultura (Pérez Gómez e Gimeno Sacristán). A
estrutura dessa dissertação está organizada de forma a apresentar o que indicam
e propõem os documentos analisados; o que dizem os estudos que os analisaram; o
que dizem os estudos sobre práticas pedagógicas e didáticas para Educação de
Jovens e Adultos; e o que dizem as professoras investigadas sobre esses
materiais e seu trabalho. Os resultados revelam que as professoras desconhecem
a existência de uma Proposta Curricular para o 2º segmento da Educação de
Jovens e Adultos e de materiais específicos nos quais possa apoiar seu
trabalho, razão pela qual se vêm obrigadas a realizar adaptações de materiais
didáticos destinados às classes regulares de Ensino Fundamental.