Benedita Aparecida de Azevedo. Materiais didáticos para classes de educação de jovens e adultos na visão de professoras. 2007

 

1v. 135p. Mestrado. PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

 

Orientador(es): LUCIANA MARIA GIOVANNI

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital PUC- SP

 

Palavras - chave:                                                                                                                                     

Material didático; Educação de Jovens e Adultos; Visão de Professoras

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE.

 

Banca examinadora:                                                                                                    

LUCIANA MARIA GIOVANNI                                                                                                         

JOSÉ GERALDO SILVEIRA BUENO

MARIA CRISTINA DE SENSI ZANCUL

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                            

Privada

 

Resumo tese/dissertação:

A pesquisa aqui relatada tem por objetivo investigar a visão que as professoras de classes de Educação de Jovens e Adultos Ciclo II de escolas do ensino público estadual do Vale do Ribeira-SP têm dos materiais didáticos utilizados em sala de aula. Norteiam o trabalho de investigação as seguintes questões de pesquisa Que dizem as professoras sobre o uso da Coleção Ensinar e Aprender em sala de aula? Que dificuldades percebem em relação ao uso desse material? Que outros materiais têm sido utilizados por essas professoras? bem como a hipótese de que o material proposto e recebido pelas professoras de classes de EJA Ciclo II no estado de São Paulo (Coleção Ensinar e Aprender) tem sido, em geral, pouco utilizado, tendo em vista que os alunos chegam às classes de EJA Ciclo II, sem a necessária fluência em leitura e escrita, levando as professoras a lançar mão de outros materiais. Os dados, coletados por meio de análise de documentos e de entrevistas com 05 professoras em exercício nessas classes, foram organizados em quadros-síntese e analisados à luz do referencial teórico oferecido por autores que estudam a escola na sua relação com a estrutura social e a cultura (Pérez Gómez e Gimeno Sacristán). A estrutura dessa dissertação está organizada de forma a apresentar o que indicam e propõem os documentos analisados; o que dizem os estudos que os analisaram; o que dizem os estudos sobre práticas pedagógicas e didáticas para Educação de Jovens e Adultos; e o que dizem as professoras investigadas sobre esses materiais e seu trabalho. Os resultados revelam que as professoras desconhecem a existência de uma Proposta Curricular para o 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos e de materiais específicos nos quais possa apoiar seu trabalho, razão pela qual se vêm obrigadas a realizar adaptações de materiais didáticos destinados às classes regulares de Ensino Fundamental.